Serviços secretos sírios aprenderam com nazistas e a Stasi

Início » Blog » Serviços secretos sírios aprenderam com nazistas e a Stasi

Elite estatal de Damasco manteve ligações com nazistas foragidos e Serviço de Segurança da antiga Alemanha comunista. Seu know-how de repressão política marcou a fisionomia do aparato de terror do regime Assad.As imagens que circulam nas redes, da libertação do presídio de Sednayah, na Síria, são pavorosas. Em seus cinco andares subterrâneos, veem-se indivíduos esqueléticos, outros em celas superlotadas, muitos tendo que ser carregados para fora.

Os libertadores filmaram uma sala em que homens acocorados na penumbra gritam, aparentemente vítimas de distúrbios psíquicos graves em consequência das torturas sofridas. Há os cadáveres de numerosas vítimas de tortura. Em outra sala encontram-se montes de sapatos.

Segundo a mídia, em Sednayah havia milhares de presos no dia da libertação. Um relatório da ONG Anistia Internacional conclui que, entre setembro de 2011 e dezembro de 2015, lá houve até 15 mil execuções não oficiais.

Alguns internautas traçam uma conexão direta com o regime nacional-socialista da Alemanha (1933-1945), em especial com o capitão da SS Alois Brunner, que escapou para a Síria em 1945. Ele é considerado um dos principais subalternos de Adolf Eichmann, responsável pela perseguição, expulsão e deportação de 6 milhões de judeus.

No entanto, Brunner não era o único membro da organização paramilitar SS ou da Wehrmacht (Forças Armadas da Alemanha nazista), ressalva a pesquisadora Noura Chalati, da Universidade de Erfurt: “Muitos foram integrados diretamente no Estado-maior sírio, com um contrato de um ano, como consultores do Exército e do serviço secreto militar.”

A documentação indica que o Estado-maior se interessou por eles sobretudo por serem agora apátridas e oriundos de um país supostamente sem histórico colonialista, e, claro, por trazerem experiência ativa de guerra, inclusive métodos de extermínio em massa. DW

 

 

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1