Donald Trump deve mobilizar agências de todo o governo dos Estados Unidos para ajudá-lo a deportar um número recorde de imigrantes, com base nos esforços de seu primeiro mandato para aproveitar todos os recursos disponíveis e pressionar as chamadas “cidades-santuário” a cooperar, afirmaram seis ex-funcionários e aliados de Trump.
Trump reivindicou a vitória na disputa presidencial de 2024, dizendo aos apoiadores que os EUA haviam lhe dado um “mandato poderoso e sem precedentes”. Seus apoiadores – incluindo alguns que poderiam entrar em seu segundo governo – preveem que o presidente eleito republicano convocará desde militares dos EUA até diplomatas no exterior para transformar sua promessa de campanha de deportações em massa em realidade.
O esforço incluirá a cooperação com Estados liderados pelos republicanos e usará o financiamento federal como alavanca contra jurisdições resistentes.
Trump reconquistou a Casa Branca prometendo uma ampla repressão à imigração. A peça central de sua candidatura à reeleição foi a promessa de deportar um número recorde de imigrantes, uma operação que o companheiro de chapa de Trump, JD Vance, estimou que poderia remover 1 milhão de pessoas por ano. Reuters