O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, nesta quarta-feira (6), Donald Trump por sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos”, escreveu Lula no X. “A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada”, acrescentou.
“O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade”, disse Lula, que também desejou “sorte e sucesso” ao republicano Trump em seu futuro governo.
Poucos dias antes da eleição, Lula havia manifestado seu apoio à candidata democrata Kamala Harris, por considerar que uma vitória dela “fortaleceria a democracia” frente aos discursos de ódio que afetam os EUA e o mundo.
Por sua vez, o ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado político de Trump, celebrou no X a vitória de seu “amigo” e o qualificou como o “ressurgimento de um verdadeiro guerreiro”.
Em uma extensa mensagem na rede social, Bolsonaro afirmou que o milionário americano “ergueu-se novamente” depois de ter enfrentado “um processo eleitoral brutal em 2020 e uma injustificável perseguição judicial”.
Em 2020, Trump se negou a reconhecer sua derrota nas eleições presidenciais contra o candidato democrata Joe Biden. AFP