Pesquisar
Close this search box.

Análise com Nando Freitas: O impacto de uma vitória arrasadora

Início » Blog » Análise com Nando Freitas: O impacto de uma vitória arrasadora

Enfim, encerrou-se o pleito municipal em Presidente Venceslau, e como era de se esperar, não houve surpresa em relação ao resultado final quanto à disputa pelo cargo executivo: Bárbara Vilches venceu com mais de 70% dos votos válidos, e estes números corroboram – e muito – a aprovação dos seus primeiros quatro anos de mandato.

Deixo claro aqui que, em relação ao título do texto, utilizei a expressão “Vitória extremamente ampla” porque, quando se trata de resultado de urnas, ao meu ver, “Vitória inquestionável” é redundância. As urnas são a expressão máxima da vontade de um povo e só não as respeitam os inconformados, os arruaceiros e simpatizantes do totalitarismo. Entendam: O vitorioso sim, pode e deve ser questionado, pode e deve sofrer oposição democrática, inclusive para o bem da própria democracia. Já sua vitória, não.

Outro ponto que faço questão de deixar claro é que o título do texto possa parecer comemorativo: Não votei na atual prefeita por diferenças ideológicas, de plataformas e posicionamentos. Mas é fato que sua vitória foi “extremamente ampla” e seria estar desconectado da realidade não reconhecer tal fato. Contra números, não há argumentos, e os números apresentados ontem foram mais que robustos. Num universo de seis postulantes, conquistar 70% dos votos válidos é um registro histórico.

Resta aos oposicionistas aceitarem o resultado e continuarem fazendo oposição responsável, cobrando e fiscalizando, pelo bem da comunidade e por que não, da própria reeleita. Cabe à vitoriosa fazer jus ao vistoso aval da população e não cair no perigoso e corriqueiro comodismo inerente à boa parte dos reeleitos. Outra armadilha sedutora é a vaidade. Não conheço a prefeita, mas ao que me parece, ela não tem o perfil de acomodar-se em zona de conforto. Quanto à vaidade, aí podem ser outros quinhentos. Repito: Podem ser outros quinhentos, trata-se de possibilidade, não afirmação, pois como disse anteriormente, não a conheço, são apenas impressões.

Antes que o texto termine, ficam registradas as congratulações especiais também aos vereadores eleitos. Considero esta disputa mais complexa, levando-se em conta não só o número de concorrentes como também, aquela conta não menos complexa do coeficiente eleitoral. Mas é claro que as congratulações se estendem também a todos que participaram do pleito e estiveram à disposição da população, independente se motivados por ambições pessoais ou abnegação. Candidatar-se é um ato de coragem, e a coragem, por si só, é valiosa virtude.

Satisfeito, enquanto cidadão e eleitor, quanto ao desenrolar do processo. Cada um teve a oportunidade expressar de forma tranquila suas opiniões e demandas nas urnas, e é assim que deve ser. Isso, por si só, já me basta. O que vem pela frente nos próximos anos, é consequência. E todos nós, independente de qual lado estejamos, precisamos continuar exercitando a cidadania, fiscalizando e cobrando, quando necessário. Pois a cidadania não limita-se apenas ao voto. Ela é bem mais que isso!

O Eldoradense
por Nando Freitas

 

Respostas de 3

  1. Belo texto do Nando Freitas concordo plenamente com sua análise,. As urnas são a expressão máxima da vontade de povo e deve ser respeitada. Só nos resta torcer para que a Prefeita faça uma ótima “gestão”como ela gosta de dizer. sem arrogância e com mais humildade. Vários Políticos Bolsonaristas, que atacaram as urnas, estão comemorando que foram eleitos pelas urnas. hipocresia é uma caracteristicas do Bolsonarismo. A sensação após uma eleição não pode ser de abatimento, mas de que á preciso mais luta mais trabalho. Ficar desenhando cenários trágicos, dissiminando pessimismo nas redes, é bom para a direita nós da esquerda precisamos saber que nossas causas valem à luta e esforço, sejam bem sucedido, ou não! É fácil ser eleito na extrema-direita porque só precisa ser contra a esquerda. já a esquerda precisa lutar contra a extrema -direita contra Pastores Reacionários, contra Militares Golpistas, contra o Judiciário Parcial, contra Liberais donos de Emissoras de TVS Jornais, Revistas, Redes Sociais, contra Gabinete do Ódio e contra as FakeNews.

  2. O mais interessante nesse sr. é q ele critica criticando, nada a ver misturar pleitos que nada tem de semelhantes entre si. Esquece a eleição pra presidente meu caro, quem vive de passado é museu, se ñ tem nada atual pra comentar o silêncio te caberia bem melhor.

  3. Sr Dam, Como nada a ver eu misturo o que eu quiser agora você passou a ser controlador do blog? se a carapuça te serviu? quem é você na fila do pão para me calar, é bem melhor você cuidar da sua vida senão outro cuida tá oquei?

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1