Pesquisar
Close this search box.

Mês de setembro é dominado pelas chuvas torrenciais

Início » Blog » Mês de setembro é dominado pelas chuvas torrenciais

O mês de setembro se encerra com níveis de chuva intensos, desde o supertufão Yagi na Ásia ao ciclone Helene que varre o litoral da Flórida, mas que não se pode atribuir com certeza ao fenômeno da mudança climática.

Em várias regiões, os primeiros dados mostram que as quantidades de água que caíram do céu são recordes locais.

As chuvas que atingiram em meados de setembro a Europa central e oriental são “com muita diferença as mais intensas já registradas” na região, revela um estudo publicado nesta quarta-feira pela rede de cientistas World Weather Attribution (WWA).

Na cidade japonesa de Wajima, mais de 120 milímetros de água caíram em uma hora na manhã de 21 de setembro, um recorde desde o início das medições em 1929.

No entanto, embora os cientistas sejam capazes de vincular alguns fenômenos meteorológicos extremos à mudança climática, ainda é muito cedo para tirar conclusões definitivas.

O observatório europeu Copernicus deve ter pronta uma compilação de dados globais no início de outubro.

“Sempre houve fenômenos meteorológicos extremos, mas sua intensidade foi amplificada pelo aquecimento global, em particular em termos de chuvas”, declarou na quinta à AFP Paulo Ceppi, do Grantham Institute no Imperial College de Londres.

“Provavelmente esse é um dos indicadores comuns em relação aos fenômenos observados em regiões do mundo muito diferentes”, acrescentou.

O aquecimento global duplicou a probabilidade, em comparação à era pré-industrial, de experimentar chuvas intensas durante quatro dias, segundo o estudo da rede WWA. AFP

 

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1