Pesquisar
Close this search box.

Preço do café moído já subiu 21,5% neste ano; entenda a disparada e o que esperar

Início » Blog » Preço do café moído já subiu 21,5% neste ano; entenda a disparada e o que esperar

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), medido pelo IBGE, apontou que o café torrado ficou mais caro no mês de setembro. Em média, o preço do produto cresceu 3,32% no mês. No acumulado do ano o café subiu 21,5% nas gôndolas dos supermercados pelo país. Já o cafezinho fora de casa subiu 2% no mês.

Especialistas são unânimes em apontar que o principal fator da subida é o clima. A falta de chuvas no Brasil combinada com as queimadas que estão ocorrendo pelo país podem fazer com que o preço do café fique em um patamar elevado por muito tempo.

+Prévia da inflação desacelera em setembro e agora acumula alta de 4,12% em 12 meses

“Em agosto de 2024, o preço médio de varejo do café torrado e moído no Brasil atingiu R$ 39,6/kg, o maior valor desde 1997, segundo dados da ABIC. Isso representa um aumento de 19% nos últimos 12 meses e de 34% desde o início do ano. O aumento nos custos do café verde levou os torrefadores a repassar esses aumentos aos consumidores. A manutenção dos altos preços do café verde pode resultar em novos reajustes no varejo para os próximos meses, sendo um fator que pode desacelerar o consumo local”, explicou Guilherme Morya, analista setorial de café do Rabobank. ID

 

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1