Três Parques Estaduais (PEs) localizados no Oeste Paulista estão fechados para visitação de forma emergencial devido ao alto risco de incêndios florestais. A medida foi tomada neste domingo (1º) pela Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo.
O fechamento já está em vigor e seguirá até o dia 12 de setembro, podendo ser revisado conforme as condições climáticas e os riscos associados. Ao todo, 80 unidades de conservação foram fechadas na região metropolitana e interior do Estado. Do total, três estão localizadas no Oeste Paulista, sendo elas:
PE Aguapeí, em São João do Pau d’Alho (SP), Monte Castelo (SP) e Junqueirópolis (SP); PE Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio (SP); e PE Rio do Peixe, em Ouro Verde (SP), Dracena (SP), Presidente Venceslau (SP) e Piquerobi (SP).
Conforme a Fundação, a decisão do fechamento foi tomada em resposta ao crescente risco de incêndios florestais, que coloca em perigo tanto os visitantes, quanto às áreas de preservação.
O encerramento provisório da visitação também tem como objetivo direcionar a atuação focada das equipes nas ações de prevenção e monitoramento territorial, combate aos incêndios florestais e auxílio às comunidades do entorno. g1 PP