Pesquisar
Close this search box.

Blue Origin, de Bezos, lança com sucesso seu 8º voo com passageiros para turismo espacial

Início » Blog » Blue Origin, de Bezos, lança com sucesso seu 8º voo com passageiros para turismo espacial
Ucraniano Eugene Grin comemora fim do voo. Ele atua no setor imobiliário e financeiro. — Foto: Reprodução
Ucraniano Eugene Grin comemora fim do voo. Ele atua no setor imobiliário e financeiro. — Foto: Reprodução

A Blue Origin, empresa de foguetes do empresário e bilionário Jeff Bezos, lançou com sucesso mais um voo espacial com tripulantes na manhã desta quinta-feira (29).

Batizada de NS-26, a missão levou civis ao espaço. A decolagem aconteceu em uma base no oeste do Texas (EUA) às 10h08, no horário de Brasília e durou em torno de 10 minutos.

Ao todo, foram seis pessoas na viagem. Segundo a Blue Origin, entre elas está Karsen Kitchen, de 21 anos, que será a mulher mais jovem a cruzar a linha de Kármán, ponto a 100 quilômetros de altitude que é usado como convenção para definir o início do espaço.

Em 2021, a empresa já havia levado o holandês Oliver Daemen, que, naquele ano, tinha 18 anos, e virou a pessoa mais jovem a ir ao espaço, entre homens e mulheres. Ele viajou com Bezos, que também é dono da Amazon.

“Este será o oitavo voo humano do programa New Shepard e o 26º em sua história. Até o momento, o programa levou 37 humanos acima da linha de Kármán”, disse a empresa em comunicado.

A última missão tripulada da Blue Origin, batizada de NS-25, aconteceu em maio deste ano. O voo foi considerado um sucesso e marcou o retorno de missões tripuladas com a nave New Shepard.

Como em suas missões anteriores, a Blue Origin fez um voo suborbital, no qual a nave supera a Linha de Kárman. O trajeto dura cerca de 10 minutos e, em um trecho, a tripulação pode experimentar a sensação de gravidade zero.

A SpaceX também tenta, possivelmente nos próximos dias, realizar a missão Polaris Dawn, que levará quatro tripulantes para o ponto mais distante da Terra já alcançado por humanos desde o fim do programa Apollo, em 1972.

A decolagem estava programada para acontecer no dia 27 de agosto, mas foi cancelada devido a um vazamento de hélio na plataforma de lançamento. A empresa tentaria, então, no dia 28 e, mais uma vez, foi cancelada por causa das “previsões meteorológicas desfavoráveis nas áreas de aterrissagem ao largo da costa da Flórida”. G1

 

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1