Pesquisar
Close this search box.

Com nova onda de calor, 17 capitais brasileiras devem ter máximas superiores a 30°C

Início » Blog » Com nova onda de calor, 17 capitais brasileiras devem ter máximas superiores a 30°C
Massa de ar quente e seco deve fazer com que temperaturas fiquem muito elevadas no país a partir deste fim de semana. — Foto: Inmet
Massa de ar quente e seco deve fazer com que temperaturas fiquem muito elevadas no país a partir deste fim de semana. — Foto: Inmet

Uma nova onda de calor que deve se intensificar nos próximos dias elevar as temperaturas em todo o Centro-Sul do país. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais da metade das capitais brasileiras devem ter máximas superiores a 30°C no fim de semana.

Uma massa de ar quente e seco se estabilizou na região central, favorecendo o retorno do calor depois de um início de semana com recordes de frio em algumas capitais.

Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica que a massa polar que fez com que as temperaturas ficassem muito baixas nos últimos dias já se afastou e está no oceano.

“A partir desta sexta, começa a se formar aquele bloqueio atmosférico, o que vai impedir, por alguns dias, que outra massar de ar frio avance pelo país”, explica Luengo.
🥵O fenômeno deve ser semelhante às últimas ondas de calor que aconteceram no país. O sistema intensifica a circulação de ventos quentes no interior do país, impedindo o avanço de frentes frias.

Segundo a Climatempo, o calor deve ganhar mais força a partir de sábado (17), com as temperaturas aumentando gradativamente ao longo dos dias. A expectativa é que a onda de calor se estabeleça no domingo (18) e se estenda até a próxima quinta-feira (22).

Partículas de tipos diferentes de plásticos são achados no sêmen de homens, diz pesquisa
Luengo ainda lembra que, por agosto ser o um mês mais para o fim do inverno, já começa a adquirir algumas características da primavera – como um aquecimento maior ao longo da tarde.

Além das altas temperaturas, a umidade relativa do ar, que já estava em baixos níveis, pode atingir marcas preocupantes. G1

 

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1