Uma das montadoras tradicionais mais lentas a desenvolver veículos elétricos, a Toyota pode se tornar a primeira a abandonar carros movidos apenas a gasolina.
Quase três décadas após o lançamento do Prius, seu pioneiro híbrido elétrico e a gasolina, a Toyota está se preparando para converter a maior parte de sua linha Toyota e Lexus — e talvez toda ela — para modelos exclusivamente híbridos, disseram dois executivos da companhia à Reuters.
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O foco persistente da Toyota em híbridos, em vez de veículos elétricos, é parte de um desafio mais amplo da maior montadora do mundo à ortodoxia regulatória e à ideia de que todos os carros serão elétricos em um futuro próximo.
O presidente da Toyota, Akio Toyoda, disse em janeiro que acreditava que a participação global de veículos elétricos chegaria a apenas 30%.
A montadora japonesa, em vez disso, apregoa uma estratégia de “vários caminhos” que inclui veículos elétricos juntamente com híbridos, veículos de célula de combustível de hidrogênio, de combustíveis verdes e, potencialmente, alimentados por outras tecnologias ainda a surgir.
“No futuro, planejamos avaliar, linha de carro por linha, se faz sentido adotar um modelo totalmente híbrido”, disse David Christ, chefe de vendas e marketing da Toyota na América do Norte, à Reuters.
Essas avaliações virão com cada reformulação do modelo, se não antes.
Isso inclui a revisão pendente do RAV4 para o ano modelo 2026. SUV mais vendido dos EUA, o RAV4 já tem variantes híbridas que respondem por cerca de metade das vendas.
Duas pessoas familiarizadas com as discussões de planejamento de produtos da Toyota disseram que é muito provável que a montadora abandone a versão somente a gasolina no mercado norte-americano, mas a decisão final ainda não foi tomada.
A montadora já parou de oferecer uma versão somente a gasolina do seu Camry, o sedã mais vendido nos Estados Unidos, para o ano modelo 2025, enquanto seu robusto Land Cruiser e a minivan Sienna, por exemplo, agora também vêm apenas como híbridos.
Muitos dos modelos exclusivamente híbridos provavelmente virão como híbridos plug-in com uma bateria maior, de acordo com as duas fontes, que não quiseram ser identificadas.
O esforço da Toyota para converter toda ou quase toda a linha norte-americana para veículos exclusivamente híbridos não foi relatado anteriormente. Reuters