A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 6, o Reajuste Tarifário Anual da Equatorial Pará Distribuidora de Energia. A partir de 7 de agosto de 2024, os consumidores da concessionária terão uma redução de 3,56% nas tarifas.
A queda será de 7,24%, em média, para os consumidores em alta tensão (grandes empresas).
Já os consumidores em baixa tensão (residenciais, rurais, iluminação pública, etc) terão as tarifas reduzidas em 2,66%, também em média. Cerca de 86% da receita da empresa vem de consumidores de baixa tensão.
A Equatorial Pará, sediada na cidade de Belém, atende aproximadamente 3 milhões de unidades consumidoras. O consumo de energia elétrica representa um faturamento anual na ordem de R$ 8,4 bilhões.
Para a definição da Aneel, são considerados diferentes fatores. O total dos encargos setoriais foi reduzido em 1,45%. Já os custos de transmissão também tiveram queda de 1,18%. O custo de energia, por outro lado, teve alta de 0,47%.
No reajuste tarifário de 2023, a Aneel havia aprovado para a distribuidora do Pará um alta de 11,07% nas tarifas, como efeito médio percebido pelos consumidores. EC