Papais e mamães, aqui vai um breve resumo do que será proporcionado aos seus pequenos no “Recanto Sonho Encantado”, baseado no método Montessori.
“O melhor ensino é aquele que usa a menor quantidade de palavras necessárias para a tarefa”.Maria Montessori
O método Montessori de educação é baseado nas observações científicas da doutora Maria Montessori (1870-1952) a respeito de como as crianças aprendem à medida que progridem desde o nascimento até a idade adulta O Currículo Montessori abrange cinco áreas-chave de aprendizagem, incluindo: Vida Prática, Sensorial, Matemática, Linguagem e Cultura. A sala de aula Montessori é um ambiente preparado para otimizar a aprendizagem. As características incluem: prateleiras abertas e baixas para corresponder com a estatura das crianças, exibição da esquerda para a direita de materiais contendo o movimento sublimar correspondente com a nossa prática de escrita. O método Montessori é apresentado em ordem progressiva com áreas curriculares definidas, mobília planejada do tamanho das crianças, promove o movimento físico e liberdade de escolha. Este é um método educacional que se baseia na atividade autodirigida, na aprendizagem prática e no jogo colaborativo. Especificamente, as crianças fazem escolhas criativas em seu aprendizado na sala de aula, onde o professor é um mero veículo entre a criança e o material didático a ser explorado . O objetivo principal de uma escola Montessori é fornecer um ambiente cuidadosamente planejado e estimulante que ajudará a criança a desenvolver uma excelente base para a aprendizagem criativa. Do nascimento aos seis anos de idade, as crianças têm uma mente absorvente. Isso significa que eles aprendem sem esforço, absorvendo grandes quantidades de informação tão facilmente quanto uma esponja absorve a água. Maria Montessori explica que, durante esse estágio, as crianças estão “construindo sua individualidade”. Ela também divide esse estágio em dois sub-estágios: o estágio inconsciente e consciente. Crianças menores de três anos absorvem informações sem esforço consciente. Ele (ou ela) está desenvolvendo suas faculdades básicas através do mimetismo. As crianças nesta fase irão imitar praticamente tudo o que vêem. O método também tem como finalidade instigar cada criança a desenvolver a autoconfiança, treinar cada criança a construir hábitos de concentração, desenvolver uma curiosidade permanente para aplicação dentro e fora da sala de aula, criar hábitos de iniciativa e persistência e promover a segurança interna e senso de ordem na criança.”
By Eliane Kostek
12:30:02