Um verdadeiro sucesso de público, a palestra com Telma Da Costa realizada na manhã da última sexta-feira no Anfiteatro Municipal “Nelson Reis Oberlander”. O tema da palestra foi “Suicídio: o que a escola pode fazer?”
Falar sobre suicídio significa quebrar um tabu. Convivemos com a ideia – parcialmente correta – de que falar disso põe em risco pessoas fragilizadas, que têm considerado essa saída. Por outro lado, o silêncio não tem impedido que ele aconteça. As estatísticas do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que os casos subiram 12% em cinco anos no Brasil.
Entre os adolescentes de 10 a 19 anos, o aumento foi de 18%. Nessa idade, eles estão enfrentando as primeiras frustrações. Se o pior acontece, o ambiente escolar sofre. E com círculos familiares e sociais cada vez menores, a escola é praticamente o único lugar de socialização dos jovens. Por isso, coragem: entender esse fenômeno e como ele afeta os adolescentes pode prevenir mortes e provocar discussões saudáveis.
Em virtude disso, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Presidente Venceslau (SEMEC) considerou o tema de suma relevância para ser debatido entre estudantes. O título da palestra e do debate foi “Frustração, rejeição e escolas: como lidar com elas sem perder a esperança de dias melhores?”
O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SEMEC, com apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – Sindiserve.
Nossa gratidão aos funcionários do Centro Cultural Salvador Lopes e todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para o sucesso deste projeto.
10:15:03