Mais de 80 imigrantes, a maioria homens e adolescentes de origem sudanesa, foram resgatados na manhã deste sábado pelo “Ocean Viking” na costa da Líbia, de acordo com um primeiro relato do Médicos Sem Fronteiras (MSF) à AFP.
Este é o segundo resgate realizado em 24 horas por este navio, fretado pelas organizações SOS Méditerranée e MSF e a bordo do qual está um jornalista da AFP.
O resgate de sexta-feira permitiu que 85 pessoas fossem resgatadas, incluindo cinco mulheres e quatro crianças, enquanto que a embarcação “Open Arms” foi visitada pelo ator americano Richard Gere em solidariedade para com aqueles que cruzam o Mediterrâneo.
Em sua primeira missão, o “Ocean Viking”, o navio humanitário de cor vermelha e de bandeira norueguesa, foi recebido com aplausos pelos migrantes.
O ministro italiano do Interior, Matteo Salvini, reiterou a ordem para fechar os portos para os migrantes.
“A Itália não está legalmente vinculada, ou disposta a hospedar migrantes ilegais não identificados a bordo do ‘Ocean Viking’”, afirmou.
Salvini repetiu o mesmo discurso para os 121 migrantes bloqueados por uma semana a bordo do navio humanitário “Open Arms”, que está diante da ilha italiana de Lampedusa.
Na sexta-feira, o ator americano Richard Gere embarcou no “Open Arms” para cumprimentar a tripulação e os migrantes, entre eles 30 menores de idade.
“Estamos aqui no navio ‘Open Arms’. Trouxemos de Lampedusa o máximo de água e comida possível para todos a bordo”, disse o ator em um vídeo em que está cercado por imigrantes e que foi divulgado pela ONG espanhola “Proactiva Open Arms”.
“Todos estão bem”, mas eles precisam “chegar a um porto livre, sair do navio e começar uma nova vida”, insistiu o ator, que vai participar de uma coletiva de imprensa em Lampedusa na manhã de sábado.
“Espero que ele se bronzeie e aproveite”, zombou Salvini ao se referir ao ator, aconselhando-o a levar os migrantes para Ibiza.
AFP
11:03:03