Mais uma vítima da Guerra na Ucrânia, a escritora Victoria Amelina morreu no domingo (1º), após ficar gravemente ferida quando um míssil russo atingiu uma pizzaria no leste ucraniano, em 27 de junho, diz a PEN Ukraine, organização da qual ela fazia parte. “Compartilhamos a enorme dor e expressamos a mais sincera compaixão aos familiares, amigos e colegas de nossa querida Victoria”, afirmou o grupo.
A ucraniana estava internada no hospital Mechnikov, em Dnipro, desde o dia do bombardeio, que deixou 13 mortos e 60 feridos. Amelina era autora de livros como “Dom’s Dream Kingdom” e “Fall Syndrome”. Sua carreira literária rendeu a ela o troféu Joseph Conrad e indicação aos prêmios Mulheres nas Artes, da ONU, e European Union.
A escritora foi a fundadora do Festival de Literatura de Nova York. Nos últimos meses, vinha escrevendo o livro documental ” War & Justice Diary: Looking at Women Looking at War”, no qual mulheres ucranianas relatam experiências pessoais que tiveram em meio à guerra. Ativista pelos direitos humanos, ela também era membra da organização de direitos humanos Truth Hounds. g1