A cada divulgação de estimativa de população, e no caso de hoje, o resultado do censo, moradores da cidade engolem os dados de maneira seca, duros de descer. Mas é a realidade. Nas últimas décadas a cidade tem o seu número de habitantes estagnado e agora, no Censo 2022, pasmem, diminuiu.
E não foi pouco não? Da estimativa anterior de 39.505, agora são 35.201 habitantes, o que representa 4.304 moradores nos últimos anos.
Então a gente pergunta. Porque a população de Presidente Venceslau não aumenta?
PRESENÇA DOS PRESÍDIOS?
Muitos dizem que a presença dos presídios tem sido um empecilho para o crescimento da cidade, não só nas áreas de desenvolvimento social e econômico, como também na populacional. O que você acha?
Detalhe
Na situação atual demonstrada pelo Censo 2022, as penitenciárias passam a ser pontos positivos, pois juntas devem somar mais de 1.600 detentos, que contam como moradores da cidade. Sem elas, Presidente Venceslau teria pouco mais de 33 mil habitantes.
FALTA DE PERFIL PRODUTIVO?
O que a gente produz? Não temos indústrias grandes com potencial para inúmeros empregos e isso incide diretamente na composição populacional de uma comunidade. Seria esse o problema?
MUITO PRÓXIMA À PRESIDENTE PRUDENTE?
Das cidades que figuram entre os cinco maiores da região, Presidente Venceslau é a mais próxima de Presidente Prudente. Ela tem sido o chamariz principal de mudanças para famílias novas. Será verdade?
FALTA DE EMPREGOS?
Talvez este seja o principal problema enfrentado na área populacional. A falta de vaga no mercado de trabalho e insegurança familiar causada por um salário menor, não atraem pessoas de outras localidades e ao contrário, afasta-os e levam para outras localidades os trabalhadores que estão aqui. Um dos exemplos tem sido o êxodo de jovens na cidade.
ESCOLA DE POLICIAIS PENAIS?
Através da história, Presidente Venceslau é uma cidade que produz muitos funcionários para a área do sistema penitenciário. A cada concurso feito pelo estado, dezenas de jovens daqui optam pelas provas e quando passam precisam ir embora por bom período. Levam a família e muitos deles deixam para residir novamente
PROPRIEDADES RURAIS GRANDES?
Presidente Venceslau é como uma porta para o Pontal, região de conflitos agrários e farta em propriedades rurais grandes. Quem tem muita terra opta pela criação de gado, empregando poucas famílias e gerando recursos parcos na modernização das propriedades. Mesmo os proprietários rurais que formam seus filhos, têm que abrir mão deles morarem na cidade por falta de opção.
Detalhe
Se a força da pecuária fosse empregada através dos tempos em outras formas geradoras de emprego na cidade, certamente haveria maior opção de estadia para todos os tipos de mão-de-obra.
GESTÃO PÚBLICA?
Por estar muito longe do centro político do estado, Presidente Venceslau tem diversos problemas para se ajustar economicamente se aproveitando dos projetos governamentais. A própria densidade demográfica da região, 882.764 pessoas, ao lado da distância, afasta investimentos.
QUESTÃO AGRÁRIA?
Os conflitos agrários na região são outros pontos de desiquilíbrio. É uma questão que não se resolve. As terras devolutas são como troféus tanto para um lado, como para o outro e assim, continuam produzindo muito pouco.
OPINE
Diga o que você acha sobre tudo isso. Entre em comentários e deixa a sua opinião.
Respostas de 4
Toninho, Venceslau não cresce por causa das próprias pessoas. Veja vem, se uma pessoa abre uma empresa a população prefere ir em outra cidade comprar o produto não apenas por preço mas para também se vanglorirar que “comprou fora”.
A gestão pública não incentiva industria e nem tecnologia.
A maioria dos jovens de 2005 pra cá só pensam em maconha, narguile e farra.
Os “jovens” mais velhos tiveram que sair da cidade caso quisessem ganhar bem.
Uma parte não busca conhecimento para crescer na carreira, ficam estagnados.
Os empresários só sabem pechinchar e não valorizar o trabalho do próximo e pagam mal demais.
Quem em sã conciência e pleno conhecimento técnico vai ficar em uma cidade em que o salário médio é 3 mil? Ninguém!
Venceslau precisa de industria em diversos setores, tecnologia para desenvolvimento da população e acima de tudo, mão de obra qualificada. Sem essas três coisas, irá continuar fadada ao fracasso.
1- Presidente Venceslau sofre êxodo dos habitantes principalmente os que ingressam na PM e na SAP e levam esposas e filhos.
2- Culparam as duas unidades prisionais. Mas são 400 servidores com um salário médio de 5 mil reais, logo são 2 milhões de reais na economia local. Fora os empregos indiretos: táxi, hotel, salões de beleza, postos de gasolina e restaurantes que atendem os visitantes. Isso é bom ou ruim? Sem as duas penitenciárias essa cidade teria virado uma cidade fantasma.
3- Ponto o comércio. Vou dar um exemplo prático. Precisei de uma peça para meu carro, fui numa famosa e tradicional loja da cidade. O balconista me pediu 180 reais na peça PARALELA, fui em Pres. Prudente e paguei 89 reais na ORIGINAL. Tem condições?
4- Sou servidor público, graças a Deus tenho um salário líquido de 9 mil reais. Dentro de 5 anos me aposento. Irei embora a procura de um local com melhor qualidade de vida para mim.
BOM DIA.
DURA REALIDADE SOFRE NOSSA CIDADE.
NAO, NAO VOU CRITICAR, NOSSA GENTE NAO MERECE ISSO.
O QUE MAIS DESEJO E, INDEPENDENTE DE TUDO ISSO AI, NOSSA GENTE FELIZ.
Falta de emprego. De grandes empreendimentos que gerem um grande número de empregos. Se isso acontece, e com uma boa gestão municipal, o resto do desenvolvimento é consequência.