Opinião
CONSTRUINDO ENIGMAS: A CIDADE DAS OBRAS INACABADAS
É de conhecimento de quase todos que o amianto é um mineral com riscos significativos para a saúde. A exposição às suas fibras pode levar a várias doenças graves, incluindo mesotelioma (um câncer agressivo que afeta o revestimento dos pulmões, abdômen e outros órgãos), asbestose (uma doença pulmonar crônica caracterizada por cicatrizes nos pulmões) e câncer de pulmão. Além disso, a exposição ao amianto pode causar condições respiratórias como fibrose pulmonar, placas pleurais e efusões pleurais.
Pois bem apesar do texto acima ser uma descrição de um problema bem conhecido, é com grande perplexidade e preocupação que tomei ciência de que as obras de troca das antigas tubulações de amianto por outras adequadas e seguras a nossa saúde, PASMEM, ainda não foram concluídas! É uma situação gravíssima que tem de ser esclarecida pela Gestão Municipal. Afinal é questão que envolve desde recursos públicos, a obra foi licitada e paga, ou seja porque não foi concluída?
E por prejudicar principalmente os munícipes mais humildes, que já sofrem com os parcos recursos locais no tratamento público de saúde e precisam se deslocar para outras cidades pra ter acesso a exames e tratamentos.
Espera-se que a atual gestão esclareça esse tema e apresente quais são os planos para conclusão dessa importante obra, que por mais que não dê para deixar exposta como um troféu em Praça Pública tem extrema importância para o Venceslauense! É uma questão de saúde pública.
RAPHAEL BALHESTERO
Ex-vereador e Advogado