Pesquisar
Close this search box.

China acusa EUA de provocação após quase colisão de navios de guerra

Início » Blog » China acusa EUA de provocação após quase colisão de navios de guerra
Dois navios da China Destróier Type 055 ancorados no porto de Qingdao – 20/04/2023 Fu Tian/China News Service/VCG via Getty Images

CNN – O ministro da Defesa da China, Li Shangfu, acusou neste domingo (4) os Estados Unidos e seus aliados de tentar desestabilizar o Indo-Pacífico — poucas horas depois que navios de guerra dos dois países quase se envolveram em uma colisão.

Em um discurso na cúpula de segurança Shangri-La Dialogue em Cingapura, Li Shangfu culpou os EUA de “provocar o confronto do bloco por interesse próprio” e disse que Washington e seus aliados estavam inventando regras para afirmar o domínio sobre a região.

Ele também alertou que qualquer “confronto severo” entre os EUA e a China seria “um desastre insuportável para o mundo”.

O aviso de Li veio um dia depois que o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse no mesmo fórum que uma guerra por Taiwan seria “devastadora” e afetaria a economia global “de maneiras que não podemos imaginar”.

E aconteceu poucas horas depois que os EUA acusaram um navio de guerra chinês de cortar na frente de um navio americano que participava de um exercício conjunto com a marinha canadense no Estreito de Taiwan, forçando o navio americano a desacelerar para evitar uma colisão.

10:34:10

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1