Pesquisar
Close this search box.

Número de presos inscritos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas cresce 8,4% no Oeste Paulista

Início » Blog » Número de presos inscritos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas cresce 8,4% no Oeste Paulista
Número de presos inscritos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) cresceu 8,4% no Oeste Paulista — Foto: SAP

O número de presos da região de Presidente Prudente (SP), inscritos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), cresceu 8,4% neste ano de 2023, em relação ao ano passado. No Oeste Paulista, são 1.738 inscritos, ou seja, 135 a mais que em 2022.

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), com o objetivo de preparar as pessoas privadas de liberdade para o retorno à vida em sociedade, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc), em conjunto com a própria SAP, “têm incentivado, cada vez mais, reeducandos a participarem da prova”.

O órgão ainda explicou que também busca estimular a participação do maior número de reeducandos em exames nacionais, como Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), para que os detentos deem “prosseguimento nos estudos, uma vez que a formação acadêmica é ferramenta básica para os tornarem aptos a competir no mercado de trabalho, quando conquistarem a liberdade”.

Os presos, que não possuem formação escolar, podem concluir os estudos enquanto cumprem a pena, através das escolas vinculadoras instaladas dentro dos presídios. Estas escolas oferecem formação nos ensinos fundamental é médio.

“Os reclusos também participam de cursos de línguas, profissionalizantes e ensino superior – este último dentro e fora das unidades prisionais e com autorização judicial” complementou.

Segundo a SAP, os presídios que tiveram inscritos na Obmep são as penitenciárias de Caiuá (SP), Dracena (SP), Flórida Paulista (SP), Irapuru (SP), Junqueirópolis (SP), Lucélia (SP), Marabá Paulista (SP), Martinópolis (SP), Osvaldo Cruz (SP), Pacaembu (SP), Pracinha (SP), Presidente Bernardes (SP), Presidente Prudente, Penitenciária 1 de Presidente Venceslau (SP), feminina e masculina de Tupi Paulista (SP), Centros de Detenção Provisória (CDP) I e II e Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu (SP) e o Centro de Ressocialização (CR) de Presidente Prudente (SP).

G1/Prudente
09:20:03

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1