Opinião
A REALIZAÇÃO DA FAIVE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O MUNICÍPIO
Recebemos a notícia que, mais uma vez, não teremos a realização da FAIVE – Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau. Durante a pandemia não era possível a realização da mesma, por motivos alheios a nossa vontade e que todos sabem. Foi um período difícil, onde a suspensão da festa foi necessária.
Passados quase 3 anos do início da pandemia. Já foi possível tomar 5 doses da vacina. O mundo todo retomou as suas atividades. O Brasil também retornou a sua rotina de muito trabalho. E todos se esforçam para compor uma nova história.
Neste final de semana, ao ler sobre o assunto no blog do Toninho, emiti minha opinião. Acredito ser imprescindível a participação da comunidade sobre essa questão tão importante.
A FAIVE tornou-se uma grande festa popular. E cada um, nesse contexto, tem a sua importância. Trata-se de uma festa tradicional de nossa cidade. Festa que entretém, que emprega e gera lucro para empresários e para a cidade. A ausência da festa causa incômodo, tristeza e dúvidas. Será falta de coragem ou incompetência da atual administração? Falta de condições para estruturar a festa? Não sabemos! A população não sabe o que acontece. O que levou a essa decisão.
Uma cidade que de 39 mil habitantes passou a ter 35 mil. E com isso, no ano que vem, perderemos 900 mil reais por mês. Essa cidade deveria se preocupar em promover a Feira, que é um grande atrativo.
A FAIVE sempre foi palco de grandes negócios para o Agronegócio. Tempo em que muitas empresas expõem seus produtos para a cidade e toda região.
Exposição de gado, leilões, exposição de pequenos animais, de flores, de artesanato, do comércio em geral e de produtos que são fabricados aqui mesmo, pela nossa gente.
A FAIVE é tempo em que a população tem um espaço para se divertir com a família. É quando os shows de cantores conhecidos chegam e arrastam os jovens para momentos inesquecíveis. Porque é assim que se constrói memórias.
A realização da FAIVE é de extrema importância para o município. O Rodeio Show, nem de longe tem o alcance da Feira. E acho que essa nem é a pretensão.
Mas, para voltarmos a ter FAIVE, precisamos de todos. Falta informações sobre o real motivo da não realização. Pensando bem, creio que falta discutir com a população a possibilidade de fazer ou não.
Quando existe um assunto que é de interesse comum, os governos que não são discricionários, que não são absolutistas costumam discutir tais assuntos com todos. Trata-se de um interesse coletivo.
Os administradores de bens públicos, os prefeitos eleitos por parte da população, mas que administram para todos, não podem e nem devem tomar decisões que envolvam a comunidade, sem consultar a mesma. Soa como algo autoritário. Uma medida que trás a tona um reflexo de poder excessivo. E ninguém gosta disso.
Muito menos nós gostamos de fazer críticas que não sejam construtivas. Acho que ninguém!
A FAIVE faz parte de nossas vidas. É um assunto sério e de grande relevância. Esperamos, por parte da autoridade constituída pelo povo, uma resposta convincente. Por que não teremos a Feira Agropecuária nessa administração? Não teremos neste ano, por que?
Administrar uma cidade, entre outras coisas, significa conduzir com zelo, comandar, servir, gerenciar com critérios, liderar e tutelar os interesses da população.
A ausência de informações que cheguem a todos, fundamenta, sustenta muitas dúvidas. Acaba gerando muitas interrogações.
A população venceslauense sente falta dessa grande festa que é a FAIVE. E merecem todo o esforço para que ela aconteça.
PATRÍCIA LOPES DE OLIVEIRA
Escritora
17:25:10
Uma resposta
Realmente é uma festa popular com monopólio de cerveja ruim, parque de diversões sucateado, comida cara, brinquedos a 10 reais. E a cada dia pior. Shows horríveis e ainda super caros. Para ajudar ainda colocaram na mesma data do rodeio de Barretos. Essa é uma festa que piorou muito com o passar dos anos. Já foi tarde!