Um par de terremotos em 2021 enviou ondas sísmicas profundamente no núcleo do Planeta Vermelho, dando aos cientistas os melhores dados até agora sobre seu tamanho e composição.
A Nasa aposentou sua sonda InSight Mars em dezembro, mas o tesouro de dados de seu sismômetro será examinado nas próximas décadas. Ao observarem as ondas sísmicas que o instrumento detectou em dois tremores em 2021, os cientistas conseguiram deduzir que o núcleo de ferro líquido de Marte é menor e mais denso do que se pensava anteriormente.
As descobertas, que marcam as primeiras observações diretas já feitas do núcleo de outro planeta, foram detalhadas em um artigo publicado na revista Proceedings of the National Academies of Sciences (PNAS). Ocorridos em 25 de agosto e 18 de setembro de 2021, os dois abalos foram os primeiros identificados pela equipe da InSight a terem se originado no lado oposto do planeta em relação ao módulo de pouso – os chamados terremotos distantes. A distância provou ser crucial: quanto mais longe um terremoto acontece do InSight, mais fundo no planeta suas ondas sísmicas podem viajar antes de serem detectadas.
Planeta
10:00:45