A empresa China Three Gorges (CTG) Brasil realiza, na tarde desta quinta-feira (27), testes sonoros nas torres de sirenes instaladas nas áreas logo abaixo da barragem da Usina Hidrelétrica (UHE) de Rosana (SP), no Rio Paranapanema.
As atividades, que acontecem em uma Zona de Autossalvamento (ZAS), fazem parte de uma etapa do processo de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem.
“Com participação das Defesas Civis municipais de Rosana (SP) e Diamante do Norte (PR), os testes terão como principais objetivos avaliar o alcance sonoro das cornetas em sua potência máxima e a comunicação entre as torres e a sala de comando da usina, onde está instalado o centro de supervisão do sistema de alerta de emergência da barragem”, explica a empresa.
O gerente de segurança de barragem da CTG Brasil, Pedro Nunes, argumenta que os testes serão “fundamentais para avaliarmos o desempenho da Rede de Alerta de Emergência da ZAS da barragem”.
“Esperamos que, com o sistema em sua capacidade máxima, as mensagens de alerta possam ser compreendidas por toda a população que vive na ZAS”, pontua Nunes.
G1/Prudente
17:30:03