Pesquisar
Close this search box.

Preservação de prédio e criação de museu na Vila Tibiriçá em Presidente Epitácio

Início » Blog » Preservação de prédio e criação de museu na Vila Tibiriçá em Presidente Epitácio
Este é o prédio em questão na Vila Tibiriçá (Imagem: redes sociais)

AGÊNCIA MORÉ – A prefeita de Presidente Epitácio, Cássia Furlan, divulgou texto em sua página de Facebook falando sobre a possível restauração do antigo prédio da Vila Tibiriçá. O desejo de pessoas que mexem com a história da cidade é de que o mesmo abrigue o museu municipal. O pedido vem daqueles que têm o local como uma referência do surgimento da cidade.

A família Cruz é uma das que pedem para que o caso seja visto como carinho pela municipalidade. Diante da insistência e muitos pedidos para a realização da obra, a prefeita Cássia divulgou este texto explicando quais são os motivos que a restauração ainda não foi programada pelo município em sua segunda gestão. Leia o texto.


“Todos nós moradores da cidade conhecemos o prédio sem uso do Tibiriçá.

E também a luta do Wilsinho Cruz para que lá seja feito o museu da história da cidade. (aproveito para parabeniza-lo pelo empenho).

Ele pensa que não tenho interesse neste projeto ou não quero.
Para início da explicação todo administrador não coloca o seu querer ou gosto pessoal e sim o que é possível no momento.
Hoje mesmo conversamos e ele disse: Cássia existe verba para o museu (usa o DADE).

Por que não usamos o DADE? Porque temos um equipamento turístico ou melhor dois que precisam ser complementados. O Horto florestal que foi contemplado em 2022 (a primeira etapa) e que espero poder terminar com o DADE 2023 ( ex: equipar o viveiro que já existe no horto, fazer o parquinho temático para as crianças, terminar as trilhas (onde os visitantes conhecerão muitas espécies da mata Atlântica, fazer o estacionamento do parque, ampliar a iluminação etc…)

Não faz sentido iniciar outro equipamento turístico sem terminar o escolhido em 2022.

Outro que precisa ser terminado é o entorno da antiga estação e o galpão cultural. Falta toda ornamentação e paisagismo desses locais. Então munícipes o não começar a mexer no prédio da Tibiriçá não é um capricho ou má vontade! E sim uma questão administrativa.

Podemos usar o acervo desse futuro museu no galpão cultural, na Casa da Moeda, na Sec. de Turismo.

Sei também que grande parte do acervo é fotográfico. Podemos também disponibilizar o museu virtual da história da nossa cidade.

Muito obrigado as pessoas que leram esse texto . Espero a compreensão de todos .
Mas não iniciar agora a restauração, não quer dizer que não será feito”

Cássia Regina Zaffani Furlan, prefeita de Presidente Epitácio

17:38:33

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1