O mercado financeiro aumentou a previsão de inflação para este ano. Segundo projeção do Boletim Focus, divulgada nesta segunda (16), pelo Banco Central, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deve fechar o ano em 5,39%. Há uma semana, o cálculo do mercado era de que a inflação este ano ficasse em 5,36%%. Há quatro semanas, a previsão era de 5,17%.
O percentual está acima da meta de inflação para este ano, definida pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual (pp), para cima ou para baixo. Assim, a meta será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.
Para alcançar a meta inflacionária, o BC usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Copom (Comitê de Política Monetária). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar.
JBr
11:40:03
Uma resposta
Em um ano o governo Bolsonaro conseguiu reduzir a inflação pela metade. Um feito que nengum País do mundo conseguiu! Também conseguiu criar 3 milhões de empregos.
Quem fez o L vai se arrepender amargamente