Se Carlos Sainz estreou na Ferrari em 2021 com o pé direito, superando Charles Leclerc, o mesmo não aconteceu em 2022, quando terminou a 62 pontos do companheiro. Após adaptar seu estilo de pilotagem para os novos carros da F1, o espanhol espera retomar a boa forma – e a consistência – na equipe de Maranello em 2023.
– Foi (um ano) desafiador, como vocês viram de fora. Houve um primeiro terço de temporada desafiador, onde sofri um pouco com o equilíbrio do carro, o estilo de pilotagem. Um carro que, por algum motivo, não me serviu de primeira. Tive que lutar um pouco. E nos dois últimos terços, fui muito mais feliz. Estive mais no ritmo, mas infelizmente, (tive) alguns abandonos e problemas de confiabilidade pelo caminho – disse.
A Ferrari terminou 2022 com o vice-campeonato de construtores, mas o ano passou longe de ser tranquilo. A escuderia teve problemas em 14 das 22 etapas da temporada e ainda sofreu com a ameaça da Mercedes na reta final. Para Sainz, as performances da rival alemã e da RBR na segunda metade do calendário também impactaram sua posição final.
– Parece que Mercedes e RBR tiveram uma segunda metade de temporada melhor. E significa que, por mais que esteja a par do carro, dirigindo bem, tive um fim de semana sólido como no México, por exemplo, o máximo que conseguia era a quinta posição – afirmou Sainz, que completou:
– Um pouco infeliz nesse aspecto, mas aprendi muito. Estou orgulhoso do progresso que fiz dentro do carro, com meus engenheiros, a forma que conseguimos recuperar meu ritmo. Vou me assegurar de que no próximo ano (2023) estejamos de volta ao “Carlos consistente” de 2021.
De olho na temporada 2023, que terá seu primeiro treino livre em exatos 50 dias, Sainz clama por um ano irretocável da Ferrari na briga com Max Verstappen e a RBR pelo título.
– Claramente (no ano passado) não foi (possível), porque estou muito distante dele (Verstappen) no campeonato. E o jeito que ele performou, em combinação com a RBR, eles são o pacote mais rápido: carro mais veloz, piloto mais veloz.
“Sinto que, com o carro perfeito, deveria ser possível. Mas teremos que ser perfeitos e melhorar o carro. Vou ter que melhorar, especialmente na primeira metade da temporada e nas corridas. Esse é o objetivo, e você precisa traçar metas altas para si próprio e a equipe”, finalizou.
GE
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