População passou de 903.686 munícipes, conforme estimativa de 2021, para 855.972 neste ano; sociólogo atribui cenário à queda das taxas de fecundidade e natalidade.
(O Imparcial) Prévia da população brasileira divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que a 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo apresentou, neste ano, queda de 5,28% no número de habitantes em relação à estimativa de 2021. O total decresceu de 903.686 munícipes para 855.972. Isso significa que as 53 cidades da região perderam, ao todo, 47.714 residentes.
Até mesmo o maior município desta parte do oeste paulista, Presidente Prudente, registrou redução. A estimativa de habitantes passou de 231.953 em 2021 para 226.692 neste ano, o que corresponde a uma diminuição de 2,27%.
O menor quantitativo de moradores é resultante da baixa observada em 40 municípios. Os outros 13 tiveram crescimento (veja dados completos na tabela que acompanha este material). O encolhimento mais expressivo foi visto em Pracinha, onde as estimativas foram de 4.327 habitantes para 2.581 no período analisado (-40,35%). Já o aumento mais significativo é notado em Narandiba, onde o contingente saltou de 4.950 munícipes para 5.703 (15,21%).
Antes de 2022, o último censo demográfico foi realizado há 12 anos. Desde então, o IBGE trabalha com estimativas feitas a partir do estudo de 2010 para traçar a demografia dos municípios brasileiros. O sociólogo prudentino, Marcos Lupércio Ramos, argumenta que tais estimativas já indicavam diminuição das taxas de fecundidade e natalidade, no entanto, ele se surpreende com o avanço do recuo. “Essa redução deveria ser mais lenta, conforme os dados de 2010 apontavam. Pelos dados de 2022, esse decrescimento acabou se acentuando e sendo mais rápido do que se esperava”, avalia.
Contudo, Marcos ressalta que uma característica se manteve: nas regiões onde os indicadores socioeconômicos são melhores em termos de renda, educação e acesso à saúde, a diminuição das taxas de fecundidade e natalidade é mais elevada. “Portanto, isso explicaria a queda no contingente populacional da região de Prudente”, pondera.
Para o sociólogo, conforme os levantamentos vão sendo divulgados, é possível ainda perceber que algumas tendências anteriores se confirmam, dentre elas, o progressivo envelhecimento da população brasileira.
Base do cálculo
A prévia da população dos municípios foi feita com base nos dados coletados pelo censo demográfico de 2022 até o dia 25 de dezembro. O resultado mostrou que o Brasil chegou a 207.750.291 habitantes este ano. Segundo o IBGE, a divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina ao instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o TCU (Tribunal de Contas da União). Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada.
“Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis”, afirma o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.
O instituto estudou propostas para cumprir as obrigações legais em relação à divulgação das populações municipais. Após análises, a equipe do IBGE concluiu que o melhor modelo é o que utiliza os dados do censo 2022 nos municípios onde a coleta já havia terminado e uma combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios. “A missão do IBGE é retratar a realidade. Com a discussão das propostas, escolhemos a que chega o mais próximo possível da realidade populacional nos domicílios do país”, explica o coordenador técnico do censo, Luciano Duarte.
As informações divulgadas foram entregues nessa quarta-feira ao TCU para fins de cálculo de distribuição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), feita de acordo com o número de habitantes.
Disque-Censo
O censo de 2022 está em campo realizando coletas desde 1º de agosto e continuará durante o mês de janeiro de 2023.
O IBGE enfatiza que os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao censo devem ligar para o Disque-Censo 137, que atende a todos os Estados do país. O serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local. Para saber se o Disque-Censo está disponível no seu município, acesse o link: Clique aqui
A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todos os dias da semana, das 8h às 21h30.
10:34:15