A forte queda da inflação nos últimos três meses, quando o Brasil teve o maior recuo de preços – ou seja, deflação – já registrado nas estatísticas, aliviou mais o bolso das famílias de classe média do que o dos brasileiros mais pobres. Enquanto a deflação nas camadas de renda média superou 1,5% entre julho e setembro, a queda nos preços dos produtos consumidos pelas famílias de renda considerada muito baixa – que recebem menos de R$ 1,73 mil por mês – foi de menos da metade: 0,67%.
Os números foram calculados, a pedido do Estadão/Broadcast, pelo grupo de estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
No terceiro trimestre, o índice oficial de inflação (IPCA) mostrou deflação de 1,33%, derrubando para 7,17% a inflação em 12 meses, que estava em dois dígitos ( 11,89% até junho). A descompressão veio, principalmente, da queda nos preços de combustíveis, após o governo conseguir aprovar no Congresso um limite ao ICMS.
JBr
13:00:02
Respostas de 2
Pra vcs o que importa é a informação “ruim” a noticia boa (DEFLAÇÃO) é ignorada!..
Se é maior entre os mais pobres ou mais ricos não importa. Um jornalista sério se preocupa em informar que a economia do Brasil apesar de tudo está se recuperando bem. Está gerando empregos, o pib está aumentando e o Pais tem o terceiro mês seguido com deflação.
Deflação é exclusiva fo Brasil em um cenário onde o mundo inteiro sofre com inflação!
Graças a Deus não precisamos de vcs para ter informações. Vcs são descartáveis. Gosto de ver suas postagens somente para ver e criticar a hipocrisia da imprensa!
Bolsonaro Reeleito.
Vcs vao ter que engolir mais quatro anos!
Não importa pra qual classe social a deflação é maior ou menor. O importante é que já são três meses de deflação no nosso país!!! Enquanto no resto do mundo a inflação é preocupante. EUA, Alemanha, Reino Unido, toda a Europa e até o Japão está sofrendo com inflação, coisa que há muito tempo não se via nesses países. Se formos comentar sobre países subdesenvolvidos então……..tipo Argentina ( já chegou a mais de 80%, governo esquerdista apoiado por Lula).
Agora a imensa parte da imprensa brasileira, só dá ênfase à notícias negativas. Por que será né??? Porque o quanto pior melhor, pra eles é bom, pois querem o retorno da mamata do dinheiro público financiando seus caixas. Vergonha!!!