
Pesquisadores confirmaram que um fóssil de pássaro quase completo descoberto em Katsuyama, na província de Fukui, oeste da ilha de Honshu (Japão), é uma nova espécie, a mais antiga já encontrada no país.
Segundo o Instituto de Pesquisa de Dinossauros da Universidade da Província de Fukui e outras fontes, o fóssil foi escavado em agosto de 2013 a partir de estratos de uma pedreira que se acredita remontarem a 120 milhões de anos, durante a fase inicial do período Cretáceo. A descoberta foi relatada na revista “Communications Biology”.
A nova espécie foi denominada Fukuipteryx prima, em homenagem a Fukui (pteryx significa “asa”, e prima, “primitivo”). O Archaeopteryx, descoberto na Alemanha e que viveu no fim do Jurássico, cerca de 150 milhões de anos atrás, ainda é considerado o pássaro mais antigo do mundo.
O fóssil, constituído por pelo menos 100 ossos (incluindo ossos das extremidades e costelas), foi preservado tridimensionalmente em uma rocha.
Usando tomografia computadorizada e outros métodos, uma equipe de pesquisa liderada pela Universidade da Província de Fukui descobriu características ausentes em outros fósseis de aves, incluindo uma protrusão no pigóstilo (conjunto formado pelas últimas vértebras caudais fusionadas em uma única ossificação, onde são inseridas a musculatura e as penas da cauda das aves) perto da raiz das penas da cauda.
Tais características foram fatores decisivos na confirmação da nova espécie.
IstoÉ
10:03:02