
Foto: Getty Images / BBC News Brasil
O acirramento dos ânimos no período de campanha eleitoral tem gerado temor entre os brasileiros: 67,5% afirmam ter medo de serem agredidos fisicamente por causa de suas escolhas políticas ou partidárias.
Os dados são de uma pesquisa feita pelo instituto Datafolha a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e divulgada nesta quinta-feira (15/09).
A pesquisa também mostra que 3,2% dos entrevistados disseram ter sido vítimas de ameaças por motivos políticos em julho. O estudo, feito por amostragem, ouviu 2,1 mil pessoas entre os dias 3 e 13 de agosto.
“Percebemos que o medo da violência política está bastante espalhado entre as diversas camadas da população. Há uma preocupação real do quanto esse acirramento pode afetar a integridade física das pessoas” afirma David Marques, coordenador de projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Segundo ele, o objetivo da pesquisa, chamada “Violência e Democracia: panorama brasileiro pré-eleições de 2022”, é entender o peso do medo da violência na percepção e na atitude dos brasileiros quanto ao autoritarismo e a democracia.
O Fórum Social de Segurança Pública já havia feito uma pesquisa sobre violência e autoritarismo, sem avaliar o apoio à democracia, em 2017. A ideia era medir a propensão da população ao apoio de posições autoritárias em um cenário que se encaminharia para as eleições de 2018. Na versão atual, a pesquisa foi feita em um período mais próximo do pleito.
“O nível do medo da violência como um todo cresceu”, explica Marques, “apesar da redução de alguns indicadores de segurança, como o de mortes violentas, muito provavelmente por causa do aumento de outras modalidades de crimes – como os patrimoniais, que afetam muito a percepção e o medo das pessoas quanto à violência.”
O instituto elabora um índice de medo da violência com base em uma série de preocupações – medo de morrer assassinado, de ser sequestrado, ser vítima de estupro, ter o celular roubado etc. O índice varia entre 0 e 1, onde 1 é o maior nível de medo.
Esse índice era de 0,68 em 2017 e subiu para 0,76 em 2022.
Terra
11:30:02
Respostas de 3
Tem manifestações pacíficas e tem as que tocam o terror….
Agradeçam ao Lula e a turma do PT terrorista!!! Não esqueçam o que essa corja fez no passado!!
Bolsonaristas no quesito incitar violência, xingamentos, grosserias, estupidez e etc etc etc, estão disparados em primeiro lugar.