As vacinas contra Covid-19 não aumentam o risco de parto prematuro, morte fetal ou nascimento de bebês com baixo peso, comprova um estudo liderado por instituições do Canadá que avaliou dados de mais de 85 mil partos ao longo de 2021.
O resultado, publicado no “British Medical Journal” (BMJ), elimina qualquer dúvida sobre a segurança dos imunizantes para proteger contra os riscos da Covid-19 na gravidez – esses, sim, bem conhecidos (leia mais abaixo).
Entre as mães que realizaram os partos avaliados no ensaio, 43.099 tinham recebido pelo menos uma dose contra a Covid-19, a enorme maioria feitas a partir da tecnologia de mRNA (RNA mensageiro), modelo dos imunizantes da Moderna e da Pfizer.
“Existiram estudos nesse sentido, mas nada com essa dimensão”, diz o ginecologista e obstetra Mariano Tamura, do Hospital Israelita Albert Einstein. “Isso demonstra que a vacina é completamente segura e que protege contra casos graves da doença e suas consequências para a mãe e o bebê”, enfatiza.
Segundo o especialista, outras pesquisas já haviam descartado o risco de aborto e de complicações no parto devido à imunização.
Por outro lado, sabe-se que a infecção pela Covid-19, ainda mais sem a proteção da vacina, pode levar a casos graves durante a gestação — aumenta a chance de internação, intubação, de necessidade de UTI e morte. Há, também, uma frequência maior de parto prematuro, restrição do crescimento fetal, casos de natimortos e hemorragia pós-parto. Pode haver transmissão da doença para o bebê, embora mais rara.
No Brasil, as grávidas recebem a vacina da Pfizer, mesma tecnologia mRNA, mas também é aplicada a Coronavac, que demonstrou bons índices de segurança em estudos com o grupo. Os ensaios com o imunizante produzido pelo Instituto Butantan não apontaram problemas na gestação ou no parto, independentemente do trimestre em que as pacientes foram imunizadas.
Segundo os autores do estudo do BMJ, embora alguns países tenham realizado campanhas para a população, a taxa de vacinação das gestantes é mais baixa do que a das mulheres em idade reprodutiva em geral.
Não à toa houve uma explosão da mortalidade materna por Covid-19 no Brasil — foram 462 mortes em 2020 e mais de 1.200 óbitos no primeiro semestre de 2021, uma taxa de 44 mortes maternas por semana, segundo dados da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo.
Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein
10:05:03
Respostas de 5
Um petista vagabundo assassinou a mulher e um filho de um ano em Sao Paulo. Só porque o assassino tinha uma tatuagem do Luladrão no braço e colocou o nome de Luiz Inacio no filho, vcs da imprensa se calam.
Se fosse uma tatuagem do Bolsonaro vc publicava a cada meia hora!
É vergonhoso a atitude de vcs da imprensa militante!
O Petista que tinha uma tatuagem do Lula no braço e matou mulher e filho de um ano nao interessa pra vc mostrar? Vai aprender a trabalhar Toninho!
O rapaz é CAC. A arma que matou foi vendida pelo Bolsonaro.
Toninho.
Vc fala inverdades!
Esse cara nao era CAC. Era estudante de medicina no Paraguai. Vc e ninguém sabe onde ele comprou a arma. Mesmo porque a arma sumiu. Provavelmente comprou de maneira ilegal no Paraguai onde ele estudava.
Ele tentou quatro vezes se filiar a um clube de Tiro mais foi negado . Vc reproduz as mentiras da Globo mas não tem coragem de postar a verdade! Desafio vc a postar a tatuagem dele com a cara do Lula e publicar esse depoimento de um Presidente do Clube de tiro de Ponta Porã. Seja honesto com seus leitores Toninho!
Não seja leviano!
Fala a verdade! Coloca sua ética profissional acima da sua raiva!
Publica esse link aí!
https://www.instagram.com/tv/CifKcGEDksD/?igshid=MDJmNzVkMjY=
https://www.topmidianews.com.br/geral/morador-de-ms-que-matou-ex-mulher-e-o-filho-tinha-tatuagem-do/170909/
Vc é nem tem coragem de postar que ele era CAC porque sabe que é mentira!
Posta essa fake news pra vc ver o tanto de comentários que vc vai ter!
O cara não era CAC e era Petista doente. Tao doente a ponto de fazer uma tatuagem do Lula e colocar o nome do Ladrão no próprio filho!
Também nao tem coragem de mostrar a multidão que estava hj em Prudente debaixo de chuva apoiando o Presidente.
Para seu desespero Bolsonaro reeleito!