O Ministério da Saúde incluiu a varíola do macaco na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, nos serviços de saúde públicos e privados no Brasil. Com isso, todos os casos identificados devem ser reportados às autoridades sanitárias. A portaria com a decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (1º).
O Brasil tem mais casos de varíola do macaco do que todos os outros 26 países ou territórios da América Latina e Caribe que já detectaram a doença. Segundo o Ministério da Saúde, até esta segunda-feira (29), o país tinha 4.693 infecções confirmadas, o terceiro do mundo, atrás dos Estados Unidos (18.101) e da Espanha (6.548).
O monitoramento feito pela iniciativa Monkeypoxtally, que reúne dados oficiais, mostra que a América Latina e o Caribe tinham até esta terça-feira (30) 3.167 ocorrências. As Américas são o foco de preocupação da OMS (Organização Mundial da Saúde) em relação ao avanço da doença, enquanto boa parte da Europa vê um declínio de novas infecções.
R7
09:40:14