O número de atendimentos para testes de Covid nas farmácias registra queda acelerada nas últimas semanas, segundo a Abrafarma (associação que reúne as maiores redes do varejo farmacêutico no país).
Desde a semana do dia 20 de junho, quando a entidade contabilizou cerca de 227 mil testes realizados, o índice está em queda, chegando a cerca de 40 mil na semana passada.
Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, atribui o cenário aos autotestes, que são mais baratos, mas acabam ficando de fora dos registros do governo.
“Para mim, quem está fazendo o teste na farmácia necessariamente está com sintomas. E aí está querendo saber se é gripe ou Covid. As pessoas têm preferido comprar o teste e levar para casa”, afirma.
Na semana de 8 a 14 de agosto, a associação registrou pouco menos de 8.000 diagnósticos da doença. Com isso, o índice de positivos ficou abaixo de 20%.
O resultado, porém, ainda está acima do período anterior à ômicron, quando os diagnósticos variaram abaixo dos 10%.
FolhaPress
10:13:02
Uma resposta
Bom sinal, mas o vírus continua por aí, nessa semana 2 mortes por Covid em Venceslau.
Porque por aqui ainda não foi autorizado a quarta dose para até 40 anos, e porque nada se de vacina para as crianças acima de 3 anos, em ~São Paulo estas doses já estão sendo aplicadas a 3 meses e a 1 mês respectivamente.