Opinião
A POPULAÇÃO PRECISA SER RESPEITADA
Parabéns para o Everton Felipe que diante da situação que viu e viveu no pronto socorro da “nossa” Santa Casa, gravou um vídeo denunciando o descaso que ocorre naquele local.
Os vereadores trazem emendas parlamentares. E a Santa Casa não presta contas de nada. É obrigado por lei prestar contas. Deveriam fazê-lo e colocar no “face” da Santa Casa. Tornar transparente. A Santa Casa fez o que com o nosso tomógrafo? Vendeu? Por que? Pra quem? Por quanto?
Ninguém sabe o que acontece. O SUS é responsável por 80% do atendimento do Pronto Socorro. Os outros 20% vem das emendas parlamentares e da ajuda da comunidade. Ninguém quer falar mal de Instituição alguma. Mas, recebeu dinheiro público (Aliás, dinheiro público e recursos próprios são impostos pago por todos nós). Recebeu dinheiro público tem que prestar contas de cada centavo e isso não acontece. A situação da nossa Santa Casa é lamentável.
É necessário colocar um gestor hospitalar. Alguém que realmente entenda do assunto e equilibre as finanças. É obrigação atender com decência, com respeito e qualidade em seus serviços. Não é favor! O atendimento a saúde a cada cidadão é obrigação prevista em nossa Constituição. Os funcionários da saúde fazem tudo que podem. Não são responsáveis pelo caos estabelecido naquele lugar. Pronto socorro é responsabilidade da administração municipal. Ela envia recursos todo mês para o pronto socorro. E fiscaliza? E procura saber o que acontece? E foi ver o que estava acontecendo quando Everton fez o vídeo?
Não! Infelizmente o executivo municipal prefere as festas, eventos, inauguração de academias e praças a ver o sofrimento do povo.
A população tem que ser respeitada! E muito bem atendida! As pessoas que são atendidas pelo SUS já pagaram essa consulta milhares de vezes. Dos trabalhadores vem o desconto mensal no holerite. Todos sabem!
Chega de hipocrisia! Vereadores são eleitos para legislar, fazerem leis que beneficiem o município e atender os anseios da nossa população. Também é obrigação!
Não é possível que os venceslauenses continuem a mendigar os seus direitos. A situação recorrente em nosso pronto socorro é vergonhosa.
Quem silencia diante dessa situação é conivente com tais desmandos.
Quem administra uma cidade deve se cercar de pessoas competentes em cada área. Não encher a administração pública municipal de “amiguinhos”. Deve respeitar os funcionários públicos. Deve respeitar os profissionais da saúde. E principalmente, respeitar cada cidadão desta cidade.
Não é possível que a pessoa responsável por cuidar da nossa cidade não enxergue o que está acontecendo na Santa Casa. Não é possível que não tenha consciência. Não dá mais!
Muitas pessoas tem o ego exacerbado. Recebem veículos que são pagos com o imposto do povo desse estado. E rapidamente colocam em exposição. Isso também é obrigação. É obrigação do governador e dos prefeitos. Ganham para isso! Trabalham para nós. E tudo isso somos nós que pagamos.
O que é preciso é ter noção de prioridade. E isso não acontece por aqui. Sabemos da importância de cada coisa. É claro que sabemos!
Mas, o ser humano tem que vir em primeiro lugar. Um pai e uma mãe não podem ficar em um pronto socorro com um filho no colo com dor por três, quatro horas ou mais aguardando atendimento.
O que é isso?
Todos nós temos que ficar indignados com essa situação. Não podemos perder a capacidade de nos colocar no lugar do outro.
Não podemos ser coniventes com essa situação gravíssima que aflige a nossa comunidade.
Não adianta lotar os bancos das igrejas e não ter a verdadeira comunhão com Cristo. E não sentir a dor do próximo. Não adianta se dizer Cristão. É necessário viver realmente os ensinamentos de Jesus. Olhemos para quem sofre com compaixão.
Tenhamos respeito uns com os outros.
Que poder é esse que alguém acha que tem que não serve com dignidade as pessoas?
Que poder é esse investido de aparência do bem?
Que não se compadece dos que sofrem.
Não se trata aqui sobre superávit nas contas. Não se trata aqui de aquisição disso ou daquilo. Não se trata aqui da arrogância dos que desfilam insensatez.
Deixemos as animosidades de lado. O que é urgente e necessário em nossa cidade é alguém que saiba administrar prioridades. Alguém que não pense tanto em si mesmo.
Alguém que consiga enxergar todas pessoas com igualdade. Que atenda o chamado de um pai ou de uma mãe desesperados e tenha coragem de comparecer ao pronto socorro para prestar solidariedade e para tentar resolver os problemas.
A vida não é só festa não!
A vida é luta diária!
A vida… “O que ela quer da gente é coragem”, já dizia Guimarães Rosa.
Mas, coragem não é bater na mesa tentando impor a sua autoridade. Coragem é fazer o certo em toda e qualquer situação visando o bem de cada munícipe.
Coragem é firmeza! É destemor! É audácia! É força! É intrepidez! É desembaraço! É vontade de fazer o bem sem medo dos laços invisíveis que os prendem a esse ou aquele.
Quando o povo clama pela presença das autoridades é a que coisa já desandou faz tempo. É desespero! Mas, acima dessas coisas é querer o seu direito respeitado.
Sabemos que uma pessoa evoluiu quando ela entende que é preciso deixar de ser ególatra. É preciso deixar de ser individualista, de ser egoísta. É preciso deixar a humanidade aflorar dentro de si.
Deixar que bons sentimentos façam parte de nossas vidas. A bondade, a generosidade, a compaixão, o altruísmo, o amparo.
Acolhimento!
O acolhimento não pode ficar apenas no discurso.
Acolhimento é ouvir o clamor e comparecer. De discursos estamos todos cansados.
Da próxima vez que um pai pedir ajuda das autoridades que elas ouçam. Que não se escondam atrás da sua pequenez. Um pai que pediu “Pelo amor de Deus”. Atendam!
Everton Felipe falou por todos nós!
Revelou que três vereadores o procuraram. Tenhamos esperança!
Patrícia Lopes de Oliveira
Formada em Letras e Direito
Pesquisadora em projetos humanitários e culturais.
10:48:28
Uma resposta
Parabéns Patrícia Lopes, pelo belo texto, parabéns também Everton Felipe, por soltar o grito pela falta de respeito e humanidade do nosso poder público, você foi cirúrgico nas palavras sem ofender ninguém principalmente os funcionários de atendimento da Santa Casa que não tem culpa nenhuma, espero que alguém tome providência e isso não volte acontecer tomará!!