Pesquisar
Close this search box.

Caminhoneiros de Presidente Venceslau celebram Dia de São Cristovão

Início » Blog » Caminhoneiros de Presidente Venceslau celebram Dia de São Cristovão

O Dia de São Cristóvão é comemorado anualmente em 25 de julho, de acordo com a tradição da igreja católica.

Caminhões e carros desfilaram pela cidade em parte da celebração da passagem do Dia de São Cristovão em Presidente Venceslau (TM/AMC)
O Dia de São Cristóvão é 25 de julho, mas a data está sendo comemorada hoje pela Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Presidente Venceslau. (TM/AMC)
A carreata passou pela área central da cidade e também na Avenida Jorge Tibiriçá e após seguiu para a frente da matriz onde os veículos foram abençoados pela padre Rafael (TM/AMC)

O Dia de São Cristóvão é comemorado em 25 de julho, mas a celebração está sendo realizada neste domingo pela comunidade católica da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Presidente Venceslau.

Caminhoneiros que residem na cidade e que não estejam nas estradas, fizeram um desfile pelas ruas da cidade para lembrar a data e santo protetor da profissão.

Esta é uma data religiosa que homenageia a figura de um dos santos católicos mais populares do mundo: São Cristóvão, o padroeiro dos viajantes e peregrinos.

São Cristóvão: Padroeiro dos Caminhoneiros
O Dia de São Cristóvão coincide com o Dia do Motorista, justamente porque São Cristóvão é considerado o padroeiro dos caminhoneiros, taxistas, motoristas e viajantes em geral.


HISTÓRIA DE SÃO CRISTÓVÃO


Cristóvão é um nome que significa “o que leva Cristo” ou “aquele que carrega o Cristo”, e está intimamente ligado a história do santo.

Segundo a lenda de São Cristóvão, este era filho de um rei pagão que o dedicou ao deus Apolo e que se chamava Reprobus. Ele se tornou muito grande e forte (algumas versões dizem que se tornou um verdadeiro gigante) e decidiu que serviria apenas alguém muito forte, poderoso e corajoso.

Assim, ele encontrou um rei que achava ser muito poderoso, até ter conhecido Satanás, a quem começou a servir. Para Reprobus nenhum dos dois era corajoso o suficiente.

Reprobus encontra mais tarde um ermita que o converte à fé cristã, embora este ainda não estivesse convencido que deveria jejuar e orar a Cristo. Ele passava os dias ajudando pessoas a atravessarem um perigoso rio, até que um dia, ajudando uma criança a atravessar, notou que ela ia ficando cada vez mais pesada e ele sentiu como se o peso do mundo inteiro estivesse sobre os seus ombros.

Do outro lado, a criança revelou ser o próprio Cristo, Criador do mundo. Daí ele passou a ser conhecido como Cristóvão, “o que carrega Cristo”.

Ordenado por Jesus a enfiar o seu bastão no chão do deserto, uma palmeira acabou nascendo naquele lugar – um milagre que fez com que muitas pessoas se convertessem ao cristianismo, mas que acabou na morte de São Cristóvão, decapitado pelo rei pagão que governava aquela região. Agência Moré 

12:40:42

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1