Pesquisar
Close this search box.

Estudo derruba falsa ideia de que depressão é causada por níveis baixos de serotonina

Início » Blog » Estudo derruba falsa ideia de que depressão é causada por níveis baixos de serotonina

Uma grande revisão de pesquisas científicas realizada por pesquisadores da UCL (University College London), publicada nesta semana na revista Molecular Psychiatry, concluiu que não há evidências claras que comprovem que níveis baixos de serotonina estão ligados à depressão, contrariando um conceito que por muitos anos se disseminou na comunidade médica.

Segundo o Relatório Mundial de Saúde Mental de 2022, divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), recentemente, os casos de transtornos mentais pioraram em todo o mundo, com aumento superior a 25% dos novos casos de depressão e ansiedade.

A análise levou em consideração que, por anos, mais precisamente desde 1960, a depressão tem sido associada a uma anomarlidade de substâncias químicas do cérebro, principalmente a serotonina, e é utilizada como embasamento para justificar o uso de antidepressivos, que aumentam a disponibilidade deste neurotransmissor no cérebro.

“É sempre difícil provar uma negativa, mas acho que podemos dizer com segurança que depois de uma vasta investigação, apesar da quantidade de pesquisas conduzidas ao longo de várias décadas, não há evidências convincentes de que a depressão seja causada por anormalidades da serotonina, particularmente por níveis mais baixos ou atividade reduzida da substância”, afirma a autora principal do trabalho, Joanna Moncrieff, em comunicado.

E acrescenta: “a popularidade da teoria do ‘desequilíbrio químico’ da depressão coincidiu com um enorme aumento no uso de antidepressivos. As prescrições de antidepressivos aumentaram dramaticamente desde a década de 1990, com um em cada seis adultos na Inglaterra e 2% dos adolescentes recebendo prescrição de um antidepressivo em um determinado ano”.

O estudo foi realizado usando a técnica “guarda-chuva” (com revisões sistemáticas e metanálises – combinação de resultados de diferentes textos relevantes), que é considerada um dos mais altos níveis de síntese de evidências.

R7
10:43:02

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1