Pesquisar
Close this search box.

Mesmo com juros altos, consórcio sobe 11% no começo de 2022

Início » Blog » Mesmo com juros altos, consórcio sobe 11% no começo de 2022
Apesar da eliminação de juros, é preciso ficar atento a taxas de administração e regras do consócio
PIXABAY

Entre janeiro e maio de 2022, os consórcios acumularam 1,5 milhão de vendas, crescimento de 11,1% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 1,35 milhão de contratações. O aumento acontece em meio a um cenário de juros altos, que tornam os financiamentos menos atrativos. Os dados são de uma pesquisa da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios).

Após um ciclo de aumentos, a Selic chegou a 13,25% em junho, o maior patamar desde 2016. A alta dos juros encareceu as linhas de crédito e dificultou a compra de bens por meio de financiamentos.

Segundo Luiz Antonio Barbagallo, economista da Abac, o consórcio elimina os juros e ajuda a evitar o consumismo imediato, sendo uma alternativa para quem não consegue comprar à vista. “É difícil dispor de grandes quantias desembolsadas ao adquirir bens de alto valor, para isso é preciso tempo”, afirma. Ele acrescenta ainda a insegurança de ficar com a conta bancária zerada.

Mas o head de crédito da BankRio, Daniel Garrido, ressalta que, apesar de o consorciado não pagar juros, há outras cobranças envolvidas na negociação do contrato. “Mesmo não havendo a cobrança da taxa de juros, existem taxas que o cliente deve se atentar antes de tomar a decisão, como a de administração, que pode ser bem alta dependendo da empresa ou do plano selecionado”, afirma.

R7
10:30:03

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1