Um incêndio de grandes proporções em vegetação no distrito de Coronel Goulart, em Álvares Machado (SP), mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, neste domingo (SP). O fogo atingiu 48 mil metros de área, causando danos a flora e fauna do local em uma Área de Preservação Permanente (APP).
De acordo com informações da Defesa Civil, há indícios de que o incêndio foi provocado por um rojão. “A Polícia Militar Ambiental vai investigar e avaliar os danos”, disse a Coordenadoria.
Apesar dos esforços e a utilização de 15 mil metros cúbicos de água, o fogo atingiu 48 mil metros de área. As chamas causaram danos a flora e fauna de uma Área de Preservação Permanente, conforme afirmou a Defesa Civil.
Foram quase sete horas de trabalho por parte das guarnições do Corpo de Bombeiros das Estações de Bombeiros de Presidente Prudente.
Com o deslocamento das viaturas dos Bombeiros para Álvares Machado, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente foi acionada pelo Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom) para colocar em prática o plano de contingência da Operação Estiagem, mobilizando o efetivo para permanecer de prontidão e atender as possíveis ocorrências de incêndio em vegetação no município.
Estamos no período de estiagem onde o risco de incêndio é muito alto. Diante disso, é preciso atitudes como evitar queima de lixo ou a utilização de fogo para limpeza de terrenos, não fazer fogueiras na mata e não soltar balões.
A Defesa Civil alerta, ainda que provocar queimadas é crime ambiental.
Em caso de incêndios em vegetação, denuncie pelo fone 190 e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo fone 193 ou a Brigada de Incêndio da Defesa Civil do seu município.
G1/Prudente
10:43:03