Nos últimos dois anos, a região de Presidente Prudente apresentou 26,7% de aumento em acidentes envolvendo trabalhadores no ambiente de trabalho. No total, no ano passado, foram registradas 2.273 ocorrências no oeste paulista. Já em 2020, foram 1.793 registros.
Em Presidente Prudente, maior cidade do oeste paulista, o aumento segue o mesmo panorama da região. Em 2021, houve um crescimento de 25,21% no número de registros de acidentes de trabalho em relação ao ano anterior. No ano passado, foram registrados 904 acidentes deste tipo no município. Em 2020, houve o registro de 722 ocorrências.
No Brasil, por exemplo, o aumento do número de acidentes relacionados ao mercado de trabalho, entre 2020 e 2021, cresceu 27,95%. No ano passado, 571.786 casos foram registrados no país. Em 2020, ocorreram 446.881 notificações.
Os dados sobre o tema foram levantados pela reportagem junto ao Observatório Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho (SmartLab), uma plataforma do MPT (Ministério Público do Trabalho) e da OIT Brasil (Organização Internacional do Trabalho) que permite identificar, pelo exame da série histórica e da distribuição geográfica das ocorrências, a evolução quantitativa dos registros de acidentes de trabalho em seus números absolutos em diferentes intervalos de tempo. Para o levantamento das estatísticas, a plataforma utiliza dados públicos do AEAT (Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho) e do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Segundo o Observatório, define-se como acidente do trabalho aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados especiais, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, que cause a morte, a perda ou a redução da capacidade para o trabalho.
O Imparcial
12:20:03