Pesquisar
Close this search box.

Artistas LGBTQIA+ russos encontram refúgio em Paris

Início » Blog » Artistas LGBTQIA+ russos encontram refúgio em Paris

Alexei, Gena e Angelou são artistas LGBTQIA+ da Rússia que enfrentam problemas em seu país de origem por conta de suas identidade de gênero e orientação sexual. Atualmente, a guerra na Ucrânia precipitou a busca deles por exílio em Paris.

A Oficina dos Artistas no Exílio em Paris colocou uma linha telefônica urgente à disposição dos russos e ucranianos. Até o momento, já atendeu uma centena de pessoas.

Entre eles, Gena Marvin, de 23 anos, que chegou em Paris no final de abril. Artista transgênero e ‘performer’, encenou obras com o corpo rodeado por fita adesiva, simbolizando “um país onde não há liberdade e onde a liberdade do meu corpo não é permitida”.

Em entrevista à AFP, a artista, que saiu nas ruas em apoio do opositor Alexei Navalny, explica ser “uma espécie de terapia, uma reciclagem dos meus temores de infância”.

Após o estopim da guerra, a ideia de ser chamada para o alistamento a aterrorizava. Presa em uma manifestação contra a invasão da Ucrânia, ela decidiu abandonar a Rússia quando soube da Oficina em Paris.

AFP

11:10:03

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1