A depressão é um problema global que cresce a cada dia, e com a pandemia, vimos o número de pessoas com esse transtorno aumentar ainda mais.
Pessoas com histórico de depressão tendem a ter pensamentos altamente críticos e sentimentos de inutilidade, que muitas vezes as levam a recaídas, mesmo depois de alguns períodos de tranquilidade.
É pra tentar atenuar esse quadro que pesquisadores da University of Exeter, no Reino Unido, fizeram um teste com voluntários.
A intenção deles era verificar se uma abordagem de mindfulness poderia ser útil para controlar esses episódios de recaídas.
O mindfulness, como já comentei por aqui, é uma abordagem de meditação com foco no momento presente.
O indivíduo passa por um treinamento que o leva a controlar pensamentos e sensações causadoras de ansiedade e depressão… Como pensar muito em eventos passados ou se preocupar demais com o futuro.
No estudo, foram avaliadas 50 pessoas que estavam em remissão de depressão e em risco de recaída depressiva.
Metade deles foram testados antes e depois de um treinamento à base de mindfulness por 8 semanas.
A outra metade não fez o treinamento.
O estudo concluiu que aquelas que meditavam apresentavam maior sensação de gostarem mais de si mesmas, sentindo-se mais gentis e amáveis.
Além disso, relatavam sentir-se mais seguras e relaxadas do que as pessoas do grupo controle.
Segundo os pesquisadores, o mindfulness ajudou a quebrar o ciclo de pensamentos críticos que muitas vezes leva a recaídas na depressão.
“É encorajador ver que um tratamento baseado em evidências como o mindfulness pode ajudar indivíduos com depressão recorrente a mudar para uma visão mais gentil de si mesmo e um estado corporal de segurança.” comenta o Dr. Hans Kirschner, autor principal do estudo.
Ele afirma também que são necessárias mais pesquisas para confirmar esses achados. Mas é interessante notar como mais uma vez a abordagem com mindfulness pode ajudar a ter uma mente mais saudável!
Mais benefícios do mindfulness
Não custa lembrar que essa não é a primeira pesquisa que encontra benefícios do mindfulness.
Há uma série de estudos que mostram outros pontos positivos para sua saúde caso você opte por essa ou outros tipos de meditação.
- Pessoas que meditam tendem a dormir melhor, porque se focam no momento presente e deixam de lado problemas que atrapalham a dormir.
- Traumas também são frequentemente encarados de uma maneira mais leve por aqueles que praticam essa atividade.
- O mindfulness ajuda no combate aos vícios, pois auxilia no controle dos pensamentos que estão envolvidos em qualquer tipo de vício.
- Há uma grande redução no estresse, o que além de proporcionar mais qualidade de vida, é fator coadjuvante na prevenção de doenças cardiovasculares.
- Mindfulness é bastante utilizado para no tratamento de transtornos de ansiedade, com ótimos resultados. Se esse é o seu caso, vale a pena tentar, por ser uma abordagem mais natural e sem uso de medicamentos – desde, é claro, com acompanhamento do seu médico.
- Até mesmo mulheres em menopausa podem se beneficiar do mindfulness, pois pesquisas mostram que esse tipo de meditação atenua os sintomas desagradáveis desse período.
Viu só?
Quando os benefícios são tantos e os efeitos colaterais são praticamente inexistentes, geralmente é uma boa ideia dar uma chance…
Converse com seu médico ou psicólogo sobre isso.
Supersaúde!
14:00:03