O Brasil registrou nesta terça-feira (21) o nono caso de varíola dos macacos, o quinto do estado de São Paulo. O Ministério da Saúde afirmou que o paciente é um homem de 27 anos que mora em Nova York, nos Estados Unidos.
Segundo o ministério, o quadro clínico do homem é estável, sem complicações, e ele está sendo monitorado pelas secretariais municipal e estadual de saúde.
O diagnóstico foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo –um dos quatro laboratórios que estão à frente da investigação dos casos suspeitos no país.
“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos contatos”, afirmou a pasta.
Até o momento, nove casos de varíola dos macacos foram confirmados no Brasil, sendo cinco no estado de São Paulo, dois no Rio de Janeiro, e dois no Rio Grande do Sul.
Outros dez casos estão sendo investigados, segundo o Ministério da Saúde: dois no Ceará, quatro no Rio de Janeiro, um em Santa Catarina, um no Acre e dois no Rio Grande do Sul.
FolhaPress
09:40:03