Atualmente, tem-se percebido certo aumento da alergia alimentar. Elas são especialmente problemáticas para as crianças, podendo atrapalhar seu desenvolvimento físico e mental.
Soma-se a isso a péssima qualidade alimentar às quais tanto crianças quanto adultos estão sujeitos, com conservantes, preservativos, edulcorantes, resíduos transgênicos, lectina de grãos, pesticidas e glúten… E os problemas só aumentam!
E como sempre digo, esse tipo de comida ruim acarreta uma grave consequência: uma flora intestinal com poucas bactérias benéficas para a saúde. Se você ainda não sabe, as bactérias boas são responsáveis por nos protegerem de doenças e interferem em diversas funções do organismo.
Flora intestinal e alergia alimentar
Agora, o que os pesquisadores parecem ter descoberto é que essa flora intestinal também está relacionada às alergias alimentares, principalmente no caso das crianças.
Cientistas do Brigham and Women’s Hospital, nos Estados Unidos, conseguiram identificar algumas dessas bactérias benéficas – especificamente, as que protegem as crianças contra alergias alimentares, além de terem funções nas respostas imunológicas.
Para comprovar a hipótese, eles forneceram a alguns ratos de laboratório uma fórmula repleta de algumas dessas bactérias. Eles concluíram que elas protegeram os animais de alergias alimentares.
E mais: em alguns casos, onde já havia alergia estabelecida, houve uma reversão do quadro, graças ao reforço de tolerância contra os alérgenos. Segundo a Dra. Lynn Bry, co-autora do estudo:
“Nós identificamos os micróbios que estão associados à proteção e aqueles que estão associados a alergias alimentares em pacientes. Se administrarmos consórcios definidos representando os micróbios protetores como terapêuticos, não só podemos evitar alergias alimentares, mas também podemos reverter isso”.
Que tal começar agora?
Agora eu lhe pergunto: o que mais é preciso esperar para começar a proteger os seus filhos e até você mesmo de alergias alimentares? Quando se faz uma alimentação correta, contando com probióticos (alimentos onde se encontram as famosas bactérias boas) e os prebióticos (alimentos que as favorecem), já se está no caminho certo!
Então, em caso de alergias alimentares, pense nisso. Uma flora intestinal saudável vai ajudar nesse e em outros aspectos da saúde. Converse com seu médico sobre isso!
14:00:03