Ao todo, 7.106 pessoas foram contaminadas com a dengue do começo do ano até o momento, na soma dos 15 municípios onde O Imparcial circula. Atualmente, 7.236 pessoas estão com a suspeita da doença, de acordo com levantamento realizado pela reportagem junto às cidades de Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Indiana, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Pirapozinho, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Rancharia, Regente Feijó, Santo Anastácio e Teodoro Sampaio.
Dentro desse recorte regional, Teodoro Sampaio lidera o ranking de diagnósticos de dengue em 2022 até o momento. São 1.821 casos confirmados de janeiro até o fim de maio, conforme indica a Vigilância Epidemiológica do município. Por lá, 377 pessoas estão com a suspeita da doença e aguardam resultado.
Segundo o órgão, na última medição realizada no começo do ano, a média de IIP (Índice de Infestação Predial) – indicador utilizado para avaliação de situação de risco para transmissão da dengue – foi de 3,21%, isso representa que a cada 100 imóveis no município, pouco mais de três apresentaram foco de contaminação. De acordo com a classificação de risco do Ministério da Saúde, um IIP de 0 a 0,9% representa um nível satisfatório; o nível é de alerta de 1% e até 3,9%; acima de 4% é considerada uma situação de alto risco de epidemia.
Em abril, como noticiado por este diário, a Prefeitura de Teodoro Sampaio decretou estado de emergência em saúde pública em todo o território do município, em razão da epidemia de dengue. A medida, com previsão para vigorar por até 180 dias, visa organizar ações de enfrentamento à doença, que tem sobrecarregado o sistema de saúde municipal.
O Imparcial
09:00:03