A fome avança cada vez mais rápido pelo Brasil. Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (8) mostra que o país soma atualmente cerca de 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente, quase o dobro do contingente em situação de fome estimado em 2020.
Em números absolutos, são 14 milhões de pessoas a mais passando fome no país.
Os dados são do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).
O 1º inquérito, divulgado em abril do ano passado, estimava em 19 milhões o total de brasileiros que não tinham nada para comer em 2020, cerca de 9 milhões a mais que em 2018, quando essa população somava 10,3 milhões de pessoas.
A crise provocada pela pandemia do coronavírus está diretamente relacionada ao avanço, ainda maior, da fome nos últimos dois anos.
“O país regrediu para um patamar equivalente ao da década de 1990”, destacou a rede PENSSAN ao divulgar o resultado de seu segundo inquérito. O levantamento anterior havia apontado que o cenário da fome no país remontava ao que era observado em 2004.
De acordo com a rede PENSSAN, a pesquisa foi realizada entre novembro de 2021 e abril de 2022, a partir de entrevistas feitas em 12.745 domicílios, distribuídos em áreas urbanas e rurais de 577 municípios das 27 unidades da federação – 26 estados mais o Distrito Federal. g1
20:49:46
Uma resposta
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de alimentos, e tem 33 milhões de pessoas com fome! A fome voltou onde está “o nosso pão de cada dia”! A fome é uma perversidade, perverso é o Bozo e seu falido governo que não age diante de milhões de famintos eis o critério evangélico de julgamento de um governo! “Tive fome” Betinho repetia “A fome tem pressa” em 2014 o Brasil saiu do mapa da fome da ONU, mas aí o Aécio não aceitou o resultado das urnas: veio o impeachment sem crime de responsabilidade: a prisão injusta do Lula: a eleição do Bolsonaro, e hoje 33 milhões de brasileiros passando fome, mas quem aprontou tudo isso está comendo muito bem fato!!