Adamantina, Presidente Venceslau, Sandovalina, Santo Anastácio e Teodoro Sampaio são as cinco cidades da região, até o momento, que decretaram a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em ambientes fechados. Os decretos destes municípios foram publicados ao longo desta semana. Em Adamantina e Teodoro Sampaio está em vigor, respectivamente, desde terça e quarta-feira. Em Venceslau, Sandovalina e Anastácio as publicações começaram a valer nesta quinta. A reportagem consultou os municípios de circulação de O Imparcial, além de Adamantina e Sandovalina.
Devido ao aumento de casos de Covid-19 em Adamantina e como forma de conter a propagação da transmissão do vírus, a Prefeitura, por meio do Decreto 6.540, publicado na terça-feira, voltou a determinar o uso obrigatório de máscaras de proteção facial em estabelecimentos comerciais e de serviços. O documento define que a população deve fazer uso de máscara de proteção facial em todos os espaços públicos fechados, nos meios de transporte, nos estabelecimentos comerciais e de serviços, bem como igrejas e escolas.
O mesmo cenário se dá em Teodoro Sampaio, onde a prefeita Jandira Sampaio Cavichini Gutierrez (PSD), na quarta-feira, publicou em decreto oficial o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados na cidade. O decreto também volta a recomendar o distanciamento social e o uso de álcool em gel.
Em Venceslau, por sua vez, a publicação, assinada pela prefeita Bárbara Vilches (PV) nesta quinta-feira, considera o aumento significativo dos casos positivos e de internações por Covid-19 em maio. No mês anterior, foram registrados 349 casos da doença na cidade.
No município de Sandovalina, o prefeito Francisco Mendes da Silva (PTB), Chicão, também, considerou a alta de infecções por Covid no município e toma a medida como modo de evitar o colapso do sistema de saúde da cidade. Ao longo de toda a pandemia, 880 pessoas já testaram positivo para a doença em Sandovalina e, atualmente, 10 munícipes estão com a suspeita da doença.
Conforme noticiado na edição desta quinta-feira de O Imparcial, em Anastácio, o prefeito Duca Bonilha (Patriota) tomou a decisão de retomar a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados, após conversa com a secretaria da Saúde, Selma Zambelli, que o posicionou sobre a atual situação de casos positivos no município, que ultrapassam 200.
O Imparcial
09:11:03