Pesquisar
Close this search box.

Em 1969, dois americanos concretizaram o imaginário lunar

Início » Blog » Em 1969, dois americanos concretizaram o imaginário lunar

Ao pousarem na Lua em 1969, os americanos Neil Armstrong e Buzz Aldrin pisaram com seus próprios pés no astro que alimentou as fantasias da humanidade por anos.

“Um imaginário envolvendo a lua muito poderoso atravessou os séculos, até que o sonho se tornou realidade”, resume o astrofísico Jean-Pierre Luminet.

Seja na literatura, na poesia ou no cinema, o satélite da Terra foi objeto por mais de 15 séculos, desde a antiguidade até a década de 1940, de expedições imaginárias, cada vez mais fantasmagóricas.

À Lua se viajou em uma onda durante uma tempestade em “História Verdadeira” de Luciano de Samósata no século II; com a ajuda do orvalho em “Viagem à Lua” de Cyrano de Bergerac, em 1657; ou mesmo em um barco voador em “As Aventuras do Barão de Münchhausen”, em 1785.

E nela estavam os demônios de “Somnium”, do astrônomo alemão Johannes Kepler (1634); cogumelos gigantes, como no filme poético de Méliès “Viagem à Lua”, de 1901; e selenitas (o nome dos supostos habitantes do satélite terrestre) que viviam na Lua de H. G. Wells em “Os primeiros homens na Lua”.

Mas tudo tem seu fim: a realidade finalmente alcançou a ficção científica, que se revelou racional e premonitória em obras como “Da Terra à Lua”, de Jules Verne (1865), onde se menciona a propulsão, ou no filme “A Mulher na Lua”, de Fritz Lang (1929), e a história em quadrinhos “Rumo à Lua: as aventuras de Tintim”, de Hergé (1950), em que apareceram os foguetes.

“Desde os anos 1930-1940, os avanços na indústria aeroespacial começaram a se concretizar. A viagem à lua passou a ser algo verossímil e o imaginário lunar ganha contornos claros”, explica Natacha Vas Deyres, professora de Letras da Universidade de Bordeaux-Montaigne.

E mais ainda, depois de “percebemos que a Lua era um astro completamente morto, que não havia muito o que fazer, exceto, é claro, avanços científicos”, diz Jean-Pierre Andrevon, escritor de ficção científica.

É neste momento que Marte assume a dianteira, com obras como “As Crônicas Marcianas”, do americano Ray Bradbury (anos 1940), “Life on Mars?”, o sucesso de David Bowie escrito no final dos anos 1960, a trilogia sobre Marte de Kim Stanley Robinson dos anos 1990 ou ainda “Perdido em Marte” de Ridley Scott, em 2015.

AFP
13:30:02

Newsletter banner oficial
8e27dfd6-c6c5-4591-bf97-55f99c23835e
Agropecuária-COnfiança-1