Texto
A MAGNITUDE DE NOSSA CULTURA
Presidente Venceslau deveria ter projetos mais arrojados na cultura. Colocar nossa cidade no calendário nacional e estadual.
Um festival de músicas inéditas, por exemplo, atrairia pessoas de todo país e poderia ser realizado uma vez por ano. Movimentaria a cidade.
Essa ideia foi de Raquel Vanalli. É preciso colocar em prática. Poderíamos ter encontros de músicos. Cada um com a sua regionalidade. Coisas que enriquecem nosso espírito. Não podemos mais ficarmos parados no tempo.
Gosto muito de Fanfarra. Mas, é sempre o mesmo do mesmo. É preciso novas ideias. Novos projetos. Uma administração que proporcione novidades. Quem sabe uma nova política cultural, que abra espaço para o teatro e exposições. Um concurso de roteiros. Cursos áudio visuais.
O tempo passou! E a impressão que tenho é que estamos presos na década retrasada. As pessoas deveriam ser ouvidas. Temos muita gente boa em nossa cidade e com excelentes ideias.
Os bairros poderiam ter narração de histórias. “Além de estimular a imaginação, a oralidade e a escrita, a narrativa de histórias é uma prática pedagógica que exercita as conexões neurais da criança, fazendo que se identifique com as situações e desenvolva meios de lidar com os sentimentos e emoções”.
Outra modalidade de expressão é a “street art”. São manifestações artísticas realizadas nas ruas. Um tipo de arte que interage com o local e quem vê. Uma arte que reflete a visão do artista que a promove. Mas, que retrata, reflexionar, espelha a comunidade
A cultura abrange muitas coisas. Compõe-se de várias nuances. A produção de livros, filmes e suas possibilidades. Criação de curta- metragem é uma modalidade que pode ser de caráter artístico, informativo e reflexivo.
A cultura brasileira é riquíssima. É ampla e particularizada. Resultado da miscigenação do nosso povo. E da extensão do nosso país. Não me canso de estudar sobre a riqueza cultural de nossa gente. Ela ensina e encanta!
Somos a influência de várias civilizações. “Dos povos indígenas, portugueses, italianos, espanhóis, japoneses, entre outros, devido a colonização, a imigração e aos povos que já habitavam aqui”.
Com tanta riqueza para aprender, para executar e ensinar não podemos mais nos ater a coisas que não promovem os questionamentos. Diante da magnitude que é a nossa cultura.
Temos em nossa cidade pessoas que escrevem maravilhosamente. E precisam ser incentivadas e orientadas. Pessoas que não buscam a notoriedade. Buscam um espaço para mostrar todo o seu talento. Penso que deveríamos ter concursos literários abrangendo toda a nossa cidade.
Tenho certeza que descobriríamos venceslauenses com muito talento. Que rabiscam poesias, crônicas e contos, de todos os gêneros literários. Talvez exista até romances guardados em alguma gaveta. Quem sabe…
É tempo de mudança.
O futuro já chegou!
Eu torço para o dia que as pessoas percebam do que são capazes. E deixem de sonhar para realizar.
Apesar dos ventos contrários. Apesar do egocentrismo de alguns. Vamos em frente!
Uma coisa em comum é que gostamos e torcemos pela nossa cidade. A cidade é nossa! Que tenhamos a capacidade de torcermos um pelos outros. Porque tudo que desejamos é que Presidente Venceslau se torne cada dia melhor.
PATRÍCIA LOPES DE OLIVEIRA
Formada em Letras e Direito. Pesquisadora de Projetos Humanitários e Culturais.
Escreve periodicamente em nosso Blog.
18:51:49
Uma resposta
Vamos á palestra do Físico pra ouvir o quê ele nos tem a dizer.Sempre é bom surgir pessoas com novas idéias.