A partir desta segunda (9) até quarta-feira (11), com início às 18h30, a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) realiza em Presidente Venceslau (SP) a nebulização conhecida como “fumacê” em regiões centrais, parte da Vila Baruta e trechos do Jardim Nova Ipanema. Conforme a Prefeitura, para complementar a ação, o setor de endemias do município fará a nebulização com máquinas intercostais em residências em áreas adjacentes.
Anteriormente, o fumacê, feito com caminhonete, já havia sido realizado em partes dos bairros Sumaré, Ernane Murad e parte central, até o Jardim Europa.
O Poder Executivo ainda explicou que a liberação de áreas para receber o fumacê é feita pela Sucen, com base nos dados levantados pela Secretaria Municipal de Saúde. “A partir do momento que introduzimos as informações no sistema, as notificações que pegamos nos laboratórios, passamos ao núcleo de endemias e eles passam ao sistema, que é onde a Sucen avalia a situação do município”, informou coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Grazieli Feriani.
O encarregado do setor de endemias, Valdir Gomes Pereira, informou que a equipe do setor nebuliza nesta semana áreas centrais do município com as máquinas intercostais.
Ele pede a colaboração da população para que os serviços sejam executados com a maior eficácia possível já que sem a autorização dos moradores, os agentes não podem nebulizar o interior dos terrenos e, no caso do fumacê, os imóveis precisam ficar com portas e janelas abertas para que o veneno possa atingir os mosquitos.
“Em alguns casos, os munícipes fecham as casas durante a passagem da caminhonete que efetua a nebulização Pedimos para que fiquem atentos”, solicitou.
G1/Prudente
09:00:03