uol
Aconteceu! O telescópio espacial James Webb foi lançado na manhã deste sábado de Natal (25), levado pelo foguete Ariane 5, lançado desde a base de Kourou, na Guiana Francesa, às 9h20 (horário de Brasília). Apesar das nuvens, não houve impedimento para o lançamento, que foi alvo de diversos atrasos.
Por volta das 9h50, o telescópio espacial se separou do foguete Ariane 5 e abriu parte de seus painéis solares, que vão fornecer energia necessária para a trajetória dele. Se tudo der certo, ele passará a mandar imagens para os pesquisadores na Terra no fim do primeiro semestre de 2022.
“É um grande dia para o planeta Terra. Produzimos este telescópio por quase três décadas que é uma ‘máquina do tempo’, pois vai nos levar a descobrir fatos do início do universo”, disse Bill Nelson, administrador da Nasa, após o lançamento. Apesar do lançamento de sucesso e do desacoplamento bem-sucedido do telescópio do foguete, há uma série de desafios a serem enfrentados.
Antes de chegar a 1,5 milhão de km da Terra (conhecido como ponto Lagrange L2), o telescópio deverá executar sem falhas uma série de operações envolvendo 140 mecanismos, 400 polias e quase 400 metros de cabos apenas para a blindagem de proteção. Devemos lembrar também que o telescópio tem 12 metros de altura e uma espécie de guarda-sol do tamanho de uma quadra de tênis. Tudo isso foi dobrado para caber da espaçonave e, aos poucos, deverá ser desdobrado no espaço.
13:09:04