Um balanço realizado a partir de uma fiscalização supresa realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Sao Paulo, na segunda-feira (8), apontou que em 47% das unidades escolares vistoriadas os alunos não retornaram nem em atividades presenciais nem na modalidade remota.
O estudo também verificou que 59% das unidades apresentavam problemas no transporte escolar e em 48%, ou seja, quase metade das unidades havia computadores danificados ou sem funcionar na escola. A ação fiscalizou unidades escolares estaduais e municipais após a retomada das aulas presencias na rede pública de ensino.
A fiscalização verificou que 90% disseram ter realizado um procedimento avaliativo diagnóstico com o objetivo de organizar programas de recuperação e 99% das unidades escolares disseram que tinham material escolar para utilização em atividades pedagógicas.
Em relação ao monitoramento de temperatura na entrada da unidade para alunos e servidores, 91% das escolas disseram adotar a prática. No entanto, em 37% nas unidades foram observadas inadequações nas salas de aula. Por fim, 98% das unidades disseram ter acessível álcool em gel nas dependências da escola.
A operação envolveu um corpo técnico de cerca de 500 agentes, que realizaram a vistoria de 486 unidades de ensino, 346 escolas municipais e 140 estaduais – distribuídas em 348 municípios do Estado, incluindo a capital, com escolas sob a responsabilidade do governo estadual e dos municípios.
R7
10:31:02